O Adeus ao escritório Ribeiro Silva: 10 anos de muito aprendizado

2 Comentários

E lá se foram mais de 10 anos. O ano era de 2008. Via-me recém-egresso da Universidade de Direito, e nem minha carteira da OAB havia chegado, apesar de já estar aprovado.

De repente, um processo seletivo, que tinha 4 fases (análise de currículo, dinâmica de grupo, prova escrita e entrevista com sócios). Quase um concurso público… hahaha

Lembro-me de ter ido só de camisa, enquanto meus “concorrentes” estavam fechados na beca e gravata. Tô lascado – pensei, lamentando o ônus da inexperiência.

Acho que a necessidade de trabalhar e o bom desempenho no “concurso” foram suficientes, e lá estava eu, em 2 de junho de 2008, assumindo o meu 9º trabalho (sim, já havia sido caixa, vendedor de vassouras, atendente de telemarketing,  planejamento e controle de produção de fábrica de vidro, estagiário de empresa de consórcio, estagiário na Vale do Rio Doce no Pará, vendedor de cursos de línguas e ‘fritador’ de batatas na Inglaterra). Na prática, foi o 1º emprego depois de formado em Direito.

Procurei demonstrar desde então toda a minha disponibilidade aos meus contratantes, de que valeria a pena o investimento feito em mim. Após 30 dias de muito trabalho e de uma imersão na área do escritório (direito eleitoral e administrativo), na qual hoje sou especialista, o primeiro e inusitado convite: mudança para Luziânia-GO, para coordenação do jurídico da campanha de 3 candidatos a prefeito de cidades goianas.  6 meses depois, já assumia a Coordenação Geral do Escritório em sua filial de Goiânia.

A proximidade com Brasília me trouxe uma oportunidade ainda mais expressiva: pude realizar minha primeira sustentação oral, na qual sai vitorioso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, contra o voto do relator, para inocentar um Prefeito em Denúncia Criminal (sim, ele era de fato inocente). Digno de nota: oportunidade que tive mesmo nunca tendo realizado sequer uma audiência de conciliação até então.

Faço questão de contar isso, pois tive, no escritório Ribeiro Silva, algo que vai muito além do acúmulo de experiências de advocacia. Os seus sócios sempre estimularam os advogados interessados a assumir posições maiores muito rapidamente. Garantem que você só se torna algo bom em alguma coisa, fazendo a primeira vez.

Colhi os frutos dessa confiança depositada, e no período que fiquei no escritório, tive como clientes Senadores da República, Governadores de Estado, Presidentes de Assembleias Legislativas, Deputados Estaduais e Federais, Prefeitos, Presidentes de Câmara e muitos vereadores. Mais que isso, tive a oportunidade de fazer dezenas de sustentações orais no Tribunal Regional Eleitoral de Minas, TRE-GO, TJMG, TJGO, TJSP, TRF1, STJ e TSE.

Segue umas das que realizei https://www.youtube.com/watch?v=PahTcBq_yeo.  e https://www.youtube.com/watch?v=s9hO-czbnoE

Enfim, foram anos mágicos, de profundo conhecimento jurídico.

Muito se diz sobre advogar para a classe política. E isso me ajudou bastante a forjar o meu caráter. Primeiro por conhecer excelentes gestores, tirando aquele senso comum de que todos são do mesmo bando ou farinha do mesmo saco. E por outro por saber que mesmo havendo políticos altamente desviados na moral, isso não interferiu ou abalou os meus princípios morais e éticos. Entrar limpo e sair limpo, uma premissa inegociável em minha vida.

Outro destaque. Foi no escritório Ribeiro Silva que passei pelos melhores e piores momentos de minha vida. Tal qual um casamento, tivemos uma relação na saúde e na doença. E foi na doença que pude experimentar a generosidade de todos os membros do escritório e de seus sócios, que me deram todo o suporte, tranquilidade e equilíbrio para que a luta se desse apenas em relação ao diagnóstico. Minha gratidão a todos, que não serão nominados para que não seja injusto com alguém. Foram uma família para mim – isso posso garantir.

Bom, mas o fato é que outras áreas do direito me impactaram de corpo e alma. O Direito à Saúde passou a fazer parte do que eu era, e a cada dia que passava aumentava o meu desejo de ter uma dedicação mais acentuada na área, que me permite, desde 2014, ser uma plataforma de renda familiar e ainda de potencializar ajuda a outras pessoas que passam por problemas de saúde. Ao mesmo tempo – confesso – o desejo de empreender um negócio próprio, para que possa praticar o meu modelo de advocacia e de gestão.

Nesse caminho, encontrei meu atual sócio, Dr. Júlio César Reis Marques, que sempre comungou do mesmo sonho, e desde então já se vão 4 anos de muito trabalho. O Direito Médico também emerge como plataforma de atuação proeminente de um escritório que já existe há 4 anos, e que agora se materializa através de estruturas próprias e vocacionadas ao tema. Nasce definitivamente – agora fisicamente – o Escritório Massote Marques. A especialização em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra contribuiu muito nesse processo de amadurecimento da decisão.

Nas próximas postagens, falaremos um pouco de como tudo isso será feito, e já temos um site de espera que nos motiva a avançar. www.massotemarques.com.br

É mais um ano que se inicia, ressaltando a gratidão pelos caminhos por onde passei, e pedindo a Deus esclarecimento e direção para os próximos passos.

Obrigado a Família Ribeiro Silva por tudo.

Feliz 2019 a todos! E que venham os próximos desafios.

Anúncios

2 comentários sobre “O Adeus ao escritório Ribeiro Silva: 10 anos de muito aprendizado

  1. Li o post com os olhos cheios d´agua. O conheci na defesa de um Município e “de cara” me impressionou o seu conhecimento, a sua disposição… Nunca, nuquinha duvidei de sua capacidade de superação e enfrentamento. O seu escritório já nasce grande. Porque você é gigante! Parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s