Por um fio…

73 Comentários

Éé, notícias difíceis. O resultado de um exame muito específico colocou em xeque todo o sucesso do transplante. Mais uma parte difícil da batalha que passo a compartilhar com vocês.

Antes disso, gostaria de informar que graças a vocês chegamos a uma data muito importante: o primeiro aniversário do Transplantando. Foi um ano de muito aprendizado, de muita satisfação em poder ajudar o próximo e, principalmente, de compromisso com o futuro. Novidades virão por aí, não é mesmo Tiago Leite?!

E o aniversário do Transplantando – uma despretensiosa ferramenta criada por insistência de minha linda esposa Ana Gabriela –, chegou junto com outra marca que me deixa muito orgulhoso. Em 30 posts, alcançamos a expressiva marca de 200 mil visualizações. Quando o blog foi criado, jamais imaginava que conseguiríamos chegar tão longe. E não é que chegamos? O blog já chegou a todos os 84 países coloridos no mapa, nos 5 continentes. Agradeço humildemente a cada um de vocês por terem me ajudado a alcançar essa marca.

Repercussão Blog

Querem mais novidades boas? Nesse mês de ausência no blog, conseguimos judicialmente trazer o Davi com neuroblastoma para realizar sua delicada cirurgia no Albert Einstein, liminar para o Bruno realizar sua cirurgia em Sorocaba e liminar para o Cláudio realizar seus exames genéticos em São Paulo. A corrente do bem firmada com o Dr. Júlio César Marques continua a todo vapor.

Bom, voltando ao assunto da vez, um exame denominado “cariótipo”, que representa o conjunto de cromossomos dentro do núcleo de uma célula, identificou que as minhas células restantes estão com mutações muito graves. Para se ter uma ideia, 3 dos 46 cromossomos que todos nós possuímos simplesmente sumiram, e outros 8 estão visivelmente deteriorados (com uma perna só, como os de jaleco explicam).

Os médicos ficaram na dúvida se as mutações eram novas manifestações da leucemia, ou se eram os efeitos que as pesadas quimios e radioterapias teriam deixado no meu organismo. Felizmente, a conclusão aponta para a segunda hipótese.

Quando digo felizmente, é pela importância de se trabalhar com hipóteses terapêuticas sem estar com a doença ativa. Essas mutações estão atingindo apenas os 42% das minhas células restantes (sim, as da minha doadora, todas saudáveis, subiram um pouco e agora são 58%).

Por outro lado, se essas células mutantes (42%) ficarem onde estão por muito tempo, poderão desenvolver outro tipo de leucemia aguda, agora a mieloide. É mole ou quer mais?

Entre os médicos, mais um dilema: abandonar o transplante e começar tudo de novo a partir de outro transplante com novo doador, ou insistir na infusão de linfócitos da doadora? Confesso que dá aquela impressão de que se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

A princípio, e pela confirmação de que não há doença ativa, decidiu-se que partiremos para mais uma infusão de linfócitos da doadora. Desta vez o combate será com 800 milhões de células, na tentativa de matar definitivamente os meus sacis pernetinhas. A infusão deve ocorrer em 2 semanas. Que venham com tudo…

Ao mesmo tempo, estamos trabalhando um Plano B para o caso das infusões não atingirem a meta de eliminar as minhas células. Para isso, o meu cadastro no REDOME foi reativado, mas infelizmente não tenho mais nenhum doador 100% compatível no Brasil e no mundo.

Lamentar? Jamais. Deus é tão bom que ainda colocou no meu caminho 2 possíveis doadores 90% compatíveis (90 não é 100, mas é 90!!) que serão convocados para exames complementares, sendo um brasileiro e um alemão. A julgar pelas habilidades futebolísticas, acho que fico com o alemão hahahaha.

Bobagens à parte, o fato é mesmo com a notícia difícil, dá conforto ter um Plano A, B e C para o tratamento, sendo que o “C” responde por “Carolina”, minha Mãe-Medula, que está sempre pronta e disposta para entrar nessa parada.

O que vai acontecer? Quando vai acontecer? Vai acontecer? Não sei.

Mas a certeza que não se afasta do meu coração é a de que não faltará luta, não faltará fé e não faltará confiança de que a cura definitiva, que às vezes parece próxima, outrora tão distante, está me rodeando, esperando o momento certo definido por Deus para chegar de forma avassaladora, na mesmíssima velocidade que a doença apareceu achando que ia vencer. Coitadinha!! Como diria Oscar Schmidt: “vocês pegaram o cara errado”.

Certo ou errado, fácil ou difícil, o que sei é que encontro vocês lá na esquina da Rua Cura com a Avenida Vitória, que estão sendo pavimentadas por Deus com muito amor, força e otimismo, para que essa viagem ainda tenha quilômetros de vantagens suficientes para garantir novas histórias e empreitadas. A última delas foi o nascimento da minha querida sobrinha e afilhada Júlia, que chega para trazer ainda mais disposição e amor para a peleia.

julia

Para finalizar, informo que apesar dos exames e dos índices baixos de sangue e plaquetas, estou incrivelmente bem. Mas como diria meu amigo Guilhermão, tem espaço pra “miorá”. Então, mãos a obra… Fiquem com Deus.

Anúncios

73 comentários sobre “Por um fio…

  1. Gabriel,mês que vem faremos uma campanha para doação de medula na minha cidade em comemoração ao dia Nacional da Saúde…..quem sabe seu novo doador 100% não esteja por aki????? Saiba que vc é o CARA!!!!!! Obrigado por existir e ajudar tanta gente!!!!! Independente de qquer nova ou velha tentativa,tenho CERTEZA da sua cura!!!!!! Deus e Nossa Senhora já estão providenciando isso……

    • Vanessa, as campanhas são importantíssimas, pois mais de 1200 brasileiros não tem nenhum, NENHUM doador identificado. E todas essas pessoas tem nessas iniciativas suas únicas chances de viver. Como você disse, quem sabe meu 100% não esteja por aí?? Fica com Deus e obrigado pela campanha em nome de todos que precisam.

  2. Deus te abençõe! Oro por vc e sua esposa. Jesus o médico dos médicos,onipotente,onisciente e onipresente está no controle e garante a sua vitória. abraço !

  3. Penso que Deus resolveu escolher uma de suas criaturas, a quem chamamos de Gabriel Massote, para ser usado pelos homens de jaleco branco na pesquisa e testes de novos procedimentos contra nossas enfermidades mais graves. Tem os planos A, B e C e…. o D que é um mistério mas reconhecemos sua existência… Deus. Não esmoreça Gabriel, estamos ao seu lado, olhe em volta que estamos todos ai agora.

    • Cires, quisera eu ser um instrumento tão poderoso. Mas numa coisa você está certo. O plano mais importante não é o A, B ou C, mas sim o D, que dá nome a ELE, e como no conjunto da matemática, é a interseção de todos os demais planos. Vamos em frente.

  4. É isso aí parceiro de lutas, desanimar? Nunca! Desistir? Jamais! Muita fé? Sempre! Foi um prazer enorme receber você e sua mamãe em nossa humilde casa, aqui na sua cidade Uberlândia! E meu parceiro, tamo junto, tamo junto, tamo junto e tamo junto sempre!!!!!!!!! Que DEUS abençoe nossa luta! Um forte abraço!!!

    • Grande Marcelo, tive a honra de conhecer seu lar e sua família, o que me dá a convicção do quanto são evoluídos. Aprendi muito com Ellen, que com sua perseverança, é um exemplo para todos nós. Fica com Deus.

  5. Muito boa a notícia da manutenção da DLI. Sempre tive muita fé nesse processo desde a primeira vez que ventilaram a possibilidade.
    Força na piruca

  6. Bendito e louvado seja Deus pela sua vida, história e missão. Pelo seu bom humor e disposição.Dias melhores virão creia e confie sempre. Deus o abençoe.

  7. É Gabrielzinho….. Deus só dá grandes desafios para os fortes e você é um deles! Por isso creio que ele te capacita e te dá força e fé para aprender e ensinar com tua determinação e positividade! Segue firme meu amigo! Beijos para Ana Gabriela e Dona Carolina…. e vamos lá!!! Rezando por ti 😉

  8. Muita força Gabriel, voce alcançará a cura total, com sua bondade e sabedoria, esta fazendo o bem a todos e principalmente servindo de exemplo de luta e amor ao proximo. Fique com Deus e Nossa Senhora.

  9. Gabriel, você é mesmo incrível, um lindo anjo passando por provações e provações e jamais perdendo a força, aliás, ganhando e multiplicando sempre. Querido, seja qualquer plano de A a X, você vai vencer e levar muitos a vitória como já tem feito. Deus o abençoe todos os dias.

  10. Gabriel, está dando certo para mim e vai dar para você também. Onde há fibra, perseverança, amor e muita fé nada é impossível. O difícil superaremos! A cura é nossa! Boa Sorte!

  11. ‘Gabriel amado de Deus,Ele está no comando do barco deixa nas mãos dele e descanse na certeza de que Deus é Fiel.Ele tem te sustentado todos os dias,creia que a cada manhã suas misericórdias se renovam.DEus te abencõe grandemente.Abcs

  12. Amigo Gabriel deixo aqui pra vc uma mensagem de minha escritora preferida

    Esperança

    Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.
    Cora Coralina

    Força e Fé!!! Deus está no comando!!!

    • É isso mesmo Maria Betânia. Mesmos que nossas vidas tenham safras prejudicadas pela falta de chuvas, temos que ter força para esperar, pois as cheias vem aí e a colheita será recheada de amor. Grande abraço.

  13. Gabriel admiro você cada vez mais; pela sua luta, fé, perseverança, otimismo, bom humor, você é um guerreiro que não foge à luta, exemplo de superação. Que Deus ilumine sempre a sua vida lhe proporcionando muitas felicidades. bjs.

  14. Dr. Gabriel, confesso que sempre fico mais e mais ensimesmada com a força e bom humor com a que você conduz esse processo: a piada do Brasil e Alemanha foi impagável.rs Acho que sua história ajuda não só pacientes em tratamento de doença, mas humanos que endureceram seus corações e passaram a olhar com um certa fraqueza pra nossa suposta vida de mesmice ou de tristezas esporádicas (falo por mim, tambem). Ser forte e bem humorado é obrigação sim, ao menos no início. Mas depois a gente descobre que ficar difícil ser de outra forma, não é? Alguns chamam isso de “atitude”, mas eu acho que você não apenas age mas sente e passou a ser, e isso não é circunstancial. As suas palavras e a sua perspectiva mostram que você já venceu essa doença. Acredito profundamente que ela é mais uma missão – no Seicho no ie a doença não existe e a gente cura pela fé mesmo, como Jesus curou, com a fé e palavras. As duas você – e nós que te acompanhamos, temos de sobra! Fica com Deus!

    • Como sempre, palavras lindíssimas né Dra. Amanda? Ainda espero o dia em que pedirei um autógrafo no seu livro. Não conheço o Seicho no ie, mas gostei da ideia de que a doença não existe. Bom, existindo ou não, o fato é que é justamente através da fé que a superaremos. Com Deus querida!

  15. Senti tua falta e até comentei com minha amiga, mas confesso que gostaria de receber outra notícia, mas teu bom humor e este coração tão grande, nos faz até rir um pouco. Pessoa linda, vc está passando por uma batalha grande, mas vai vencer com certeza, porque merece e ainda tem tempo e boa vontade de ajudar as pessoas. Vc é especial Gabriel e continuaremos orando e pedindo a Nossa Senhora que passe na frente e tudo comece a melhorar mais ainda. Na minha opinião vc deve ficar o o Alemão mesmo, é mais confiável e eles são uns touros! Bjs te amo muito meu filho virtual do coração!

  16. Gabriel, todos aqui da nossa Unidade estamos torcendo por sua plena recuperação e esperando para trabalharmos juntos.
    Abraço.

  17. Gabriel, sou contemporânea da Carolina, sua mãe, em Campo Belo, e tenho acompanhado sua história pelo Face. Você está nos meus pensamentos e no meu coração. Força e coragem eu sei que vocês tem de sobra, então só me resta rezar para que um dos planos dê certo!

  18. Adoro seus posts,são informativos,esclarecedores,tensos,rs,e engraçados rs.No mesmo momento em que me desespero com alguma notícia que você coloca,derepente me pego rindo de alguma piadinha que tem no meio da história.
    Realmente você é muito iluminado,inteligente e merece toda a saúde e felicidade do muuuundo!!!!
    Você vencerá Campeão,tenho certeza disso e nunca lhe esqueço em minhas orações,também tenho muita fé em nosso Pai!!!
    Fique com Deus e um grande abraço e beijo em seu coração!!!

    • Que legal ouvir isso Marcco. Minha veia artística nunca foi apurada, mas se o caráter informativo estiver funcionando, já me dou por satisfeito. Gostei muito do seu comentário. Muito obrigado. Fica com Deus.

  19. Fé, Coragem, Luta, Otimismo, Confiança, Esperança…….Acreditar. Voce Gabriel é sinônimo de tudo isso e muito mais. Por isso estarei esperando você naquela esquina chamada VITORIA.

  20. Gabriel, ontem pensei muito em você e o quanto você estava sumido. Toda vez que você desaparece assim meu coração aperta! Mas fico feliz que você tenha dado notícias,mesmo que elas não sejam tãaaaaao boas. Mas o que mais me impressiona é o quanto você evoluiu ao longo desse ano, E olha que eu só acompanho por aqui..rs.
    Você já é uma pessoa muito iluminada e continuará sendo, sempre! Você está sempre nas minhas orações. Fique com Deus!!! Um abraço apertado! Vai dar tudo certo!

    • Oi Jana, a ausência foi proposital, pois os resultados dos exames são muito demorados e não gosto de “incomodá-los” com notícias superficiais e não conclusivas. Além disso, foi um mês de muita atividade processual para os pacientes e de nascimento da afilhadinha. rsrsrs. Nunca vou esquecer de tudo o que fez por mim, que me ajudou muito a entender os caminhos pelos quais estou passando. Espero a reencontrar em breve. Grande abraço querida!

  21. Desde 2013 acompanhando e torcendo…. Li seu post e lembrei na hora de uma musica bem bonita…. Guarde com você….

    Um abraço

  22. Oi Gabriel, acompanho sempre seus posta. E admiro muito a sua força, a sua fé, seu otimismo e bom humor. Ficaria aqui enumerando um montão de coisas legais a seu respeito, mas o que mais me impressiona é você abraçar uma causa maior: a de lutar por outros que também compartilham da sua batalha. Deus te abençoe, meu filho! Um grande beijo a você e todos q estai ao seu lado.

  23. Obrigado Maria Ruth, acho que aprendi isso quando vi o tamanho da dificuldade que enfrentei mesmo sendo advogado, e fiquei imaginando como as pessoas que não tem esse conhecimento poderiam estar sofrendo e sendo lesadas sem nenhum tipo de apoio.

  24. Gabriel, você já chegou longe nessa sua luta, mas não desanime, Deus está ao seu lado e tenha fé que tudo dará certo. Uma pessoa tão iluminada, divertida e boa como vc Ele não esquece. Rezo e torço por vc, força! Faça oração a N.S. Desatadora dos Nós, ela há de te ajudar. Abraços.

  25. Salsa, salsa…ler-te por aqui é sempre um aprendizado. Quem ainda não acredita que fé e esperança se renovam a cada batalha, precisa tomar um café contigo!
    Bom meu amigo, passo só pra dizer que vê-lo escrever por aqui enobrece nossos corações, renova também as nossas esperanças, e nos movimenta para tentar ajudar ainda mais pessoas.
    Tenho absoluta certeza de que todo o bem que você faz às pessoas voltará para você em dobro, triplo, etc.
    Grande abraço!

  26. Me comove a forma como você luta bravamente contra a doença. Deus vai te dar essa vitória! Continue com essa fé inabalável.

  27. Sempre saiu baqueada do seu blog, simplesmente por que vejo você sempre com tanta fé e certeza da vitória, com tanto animo, enquanto eu fraquejo diante das diversidades! Bem, você me ensina muito sobre a vida! Estou na torcida e sempre em oração por você e para que Jesus me fortaleça na fé! Grande abraço!

  28. sou cadastrada espero ser compatível com alguém sera a melhor noticia que vou receber fica firme voce é um grande vencedor um abraço monica veridiana dias pelotas rs

  29. Gabriel,
    Meu irmão Ernesto fez o transplante já tem 100 dias , sendo minha irmã a doadora. E agora apareceu uma epatite, rejeição e a hemoglobina dele está muito baixa. Ele está com muita força de viver. Já estava de alta e agora voltou para o hospital com a glicose alta e esta epatite. Você teria uma palavra de força para eu passar para ele? admiro tanto sua força e fé…!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s