Duas novas vitórias na Justiça: Dois novos pacientes no Sírio Libanês

16 Comentários

É muito gratificante ver trabalhos sérios e bem feitos surtirem os frutos esperados. Os que já conheciam o Transplantando há mais tempo (novidade: agora somos transplantando.org), sabem como pode ser árdua, mesmo para um paciente que é advogado, a batalha judicial contra os planos de saúde, que sempre colocam seus interesses financeiros à frente do direito à vida de seus usuários. No meu caso, felizmente, a Justiça ainda está sendo feita. Será feita…

Mais recentemente, tivemos outra vitória jurídica muito importante, no momento em que conseguimos liminar para que a linda bebê Ana Luíza (http://forcaanaluiza.wordpress.com/), de Uberlândia, filha da Dany e do Leonel, pudesse ser internada para realização de seu transplante no Hospital Sírio Libanês, já que todos os hospitais indicados pelo plano de saúde não tinham habilitação para o procedimento.

Nesse trabalho, tive a oportunidade de conhecer o Dr. Júlio César Reis, apresentado pelo também amigo e advogado Pedro Naves, que não só “topou” como desfilou toda a sua competência para conseguirmos ajudar mais essa família. Hoje, Ana Luíza, que faz aniversário no mesmo dia que dia que eu, está no mesmo leito em que fiz o meu transplante. Uma guerreirinha que cativa a todos, todos os dias. Quem aguenta!?

Ana Luiza

O curioso é que esse tipo de repercussão no blog, nas redes sociais e em sites como Globo.com, G1 e R7 está fazendo com que outras famílias na mesma situação nos procurem para saber como enfrentar o temido plano de saúde, que insiste em negar ou dificultar o tratamento de doenças graves no momento mais frágil das nossas vidas: quando a saúde não vai bem.

E é por isso que com muita alegria comunico que nesta semana, em trabalho duro e conjunto com o Dr. Júlio, conseguimos mais duas liminares para dois pacientes que precisam realizar seus transplantes e não tem acesso a hospitais habilitados em suas cidades de origem.

O primeiro caso é do jovem Thomas Edison. Não o inventor e cientista americano, mas um jovem brasiliense, que com apenas 25 anos (faz aniversário dois dias antes de mim e da Ana Luíza), já é um promissor mestrando em sociologia. No caso, o plano insistiu em indicar hospitais não habilitados para realização do transplante. Mais um que vai deixar a leucemia para trás.

O segundo caso também nos comoveu muito. O pequeno Gustavo, de Belo Horizonte, com apenas 5 aninhos, foi diagnosticado com um tipo raro de leucemia para crianças. Mais grave que isso, começou a ser tratado sem fazer todos os exames necessários para o diagnóstico da doença e definição do tratamento adequado.

É como tratar um sintoma sem saber o motivo. Como dar soro antiofídico para alguém picado de cobra, mesmo sem saber o tipo do ofídio responsável pela “ofensa”. Felizmente, conseguimos agir a tempo, a justiça foi eficaz, e a essa hora o pequeno Gustavo e seus pais já estão de malas prontas para São Paulo.

Aliás, parabéns ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que está mostrando como levar a sério o princípio da celeridade, principalmente quando o que está em jogo é a vida das pessoas.

Ah, já vamos avisando: a luta não para por aqui.

Ainda nesta semana entraremos com um pedido liminar para um paciente com obesidade mórbida, que precisa fazer imediatamente a cirurgia bariátrica pelo SUS. O direito à vida não é apenas dos que possuem planos de saúde, mas um direito de todos e um dever do Estado, garantidos por nossa Constituição. Afinal, o impostômetro está aí. E o danado não para! Olha as eleições chegando gente…

Estamos também atentos e já aderimos como advogados voluntários no caso da pequena Alyce Coelho, uma bebezinha de apenas 1 aninho e meio que luta com todas as suas forças por um transplante de fígado. Está muito longe na fila de espera por leitos, mas não pode esperar. Artistas e pessoas públicas também estão engajados nessa luta.

Alyce Coelho

O Instituto de Defesa da Cidadania (IDC), através do meu grande e competente amigo Arnaldo Silva, também está conosco nessa ideia e não poupa esforços quando o assunto é AJUDAR. Estamos formatando juntos uma nova maneira de ajudar a quem precisa. Novidades virão por ai.

Mudando de assunto, fiquei muito feliz com a excelente repercussão da postagem que preparei para o Blog Vitta. No texto, lanço uma reflexão aos pacientes acometidos por doenças graves: vamos encarar a doença como “o início do fim” ou enfrentar com muita confiança o tratamento rumo “a um novo início”? Link: http://vitta.me/blog/2014/cancer-inicio-fim-ou-novo-inicio/

Para finalizar, não poderia deixar de prestar uma homenagem a um dos meus primeiros colegas de quarto de luta e de hospital, que veio a nos deixar essa semana. Thiago Ribeiro, não esqueço o dia em que você entrou por aquele quarto do Hospital do Câncer, ainda em 2011, e passamos a conviver trocando experiências, raivas, conquistas, risadas e muitos momentos em família.

A sua incrível dedicação às campanhas de doação de sangue, plaquetas e medula óssea transformaram o Hemocentro de Uberlândia em uma grande referência. O seu legado ficará para sempre, amigo! Tenho certeza de que está sendo recebido por nosso Pai com as honras de um herói. Vá com Deus, e por aqui buscarei ser digno do tamanho da luta que empenhou por todos nós.

Thiago Ribeiro

Em relação ao meu tratamento, estamos esperando novidades para a próxima semana. Exames revelarão “a quantas andam” os progressos com os tais dos % disso, % daquilo outro. Tinha que ter feito estatística, e não direito! Mas a fé aqui anda meio forte, viu?! Vamos esperar os próximos capítulos.

Ah! Antes que me esqueça, continuam abertas as inscrições para o Bolão do Salsa. Faça aqui o download da planilha e participe. Ajudar o próximo, através da ONG ATMO, concorrer a prêmios e testar seus conhecimentos sobre a Copa do Mundo, tudo com uma tacada só. E sem “xuper fathuramentho”!!!

Bolão do Salsa

Fiquem com Deus!

Anúncios

16 comentários sobre “Duas novas vitórias na Justiça: Dois novos pacientes no Sírio Libanês

  1. Fiquei emocionada mais uma vez com a sua iniciativa Gabriel. Sei que é muito difícil a aprovação do plano de saúde. Como te falei anteriormente tive que colocar a CAMED na justiça, visto que ele só indicava hospitais onde não era realizado o transplante que meu filho precisava. Após a liminar a CAMED liberou para meu filho fazer o transplante no Hospital do Câncer A C CAMARGO aí em São Paulo. Estamos agora apenas aguardando o REREME entrar em contato com a doadora para realização do transplante. Estamos ansiosos, mas sabemos que Deus coloca em nossas vidas tudo em tempo certo. Gabriel conte conosco para o que precisar, pois minha família é prova de como sofremos nas mãos desses planos de saúde. Fico imaginando como as pessoas que não tem recurso para contratar um advogado sofrem para conseguir o direito de ser transplantado. Abraços e lembre-se, estamos do seu lado.

    • Fico muito feliz com as notícias Mônica. O AC CAMARGO é referência mundial no combate ao câncer. Tive a oportunidade de ver com meus próprios olhos. E o TMO será um sucesso!! Muito obrigado pelas palavras e vamos que vamos!

  2. Gabriel fico emocionada da ver sua luta e seu entusiasmo em ajudar o próximo. Admiro sua fé em acreditar em dias melhores, mesmo estando passando por momentos difíceis.Você sai de sua zona de conforto e estende a mão. Olha sei que tudo que você já passou não é fácil, mas acredito que Deus usa você e sua força para representa-lo aqui.
    Continue assim com esse coração generoso e compassivo. Acredito que você é um anjo aqui na terra. Parabéns pelo seu exemplo!

    Abraços

    Letícia

  3. Oi Gabriel,muito bom ver você com essa força toda,tratando e cuidando da luta de outras pessoas,você é muito forte e iluminado.Rezo por vocês todos os dias.Abraços a todos vocês.Evangeline

    Date: Thu, 15 May 2014 14:39:24 +0000 To: e.s.lage@hotmail.com

  4. Só tenho que ter orgulho de vc.
    Faça, decida e ajude é só o que precisamos.
    Temos que ter pessoas comprometidas e solidárias nessas causas.
    Existe um desrespeito muito grande com os conveniados dos Planos de Saúde, eles deixaram de serem seguros, estão se tornando um SUS disfarçado. Onde se paga caro, e não existe respeito e humanização.
    Xeiros
    Liliane Peritore

  5. Gabriel e Julio São doutores e ao mesmo tempo anjos em nossas vidas, estão em minhas orações diárias,q Deus os abençoe sempre. Maravilhoso o trabalho de vcs. Eternamente grata!

  6. Muito feliz por fazer parte desta luta. Deus está no comando, sempre! Mas no que pudermos ajudar, faremos a nossa parte. Muito mais do que direitos, estamos tratando de uma questão HUMANA, questão de VIDA! Parabéns por essa luta, meu amigo Gabriel!

    • Fico muito feliz por ter encontrado você em São Paulo meu amigo Júlio. Um grande advogado, aguerrido, dedicado e, sobretudo, HUMANO. Coitados dos (maus) planos de saúde. Vamos continuar fazendo a nossa parte!

  7. Quem dera tivéssemos muito mais pessoas com essa determinação e caráter !

    Parabéns! Não desista nunca !

    Seja um exemplo a ser seguido!

    O mundo lhe agradecerá e Deus está olhando!

    Forte abraço!
    Martini.

  8. Os planos de saúde são cobras na vida dos cidadãos, ainda bem que existem pessoas como vcs, que sabem ganhar dinheiro com a profissão e não se importam de dedicar um tempinho ao voluntariado. Meus sentimentos por Thiago, nós que estamos sempre conhecendo pacientes novos, ficamos muito triste quando nos deixam. Até quinta rsrs. abraçãoooo

  9. Pingback: A luta contra os planos de saúde | Força Ana Luiza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s