Novo procedimento realizado e a Lenda da Quimera

16 Comentários

Com algum atraso, semana passada foi realizada a primeira da “tal” da DLI (sigla em inglês para Infusão de Linfócitos do Doador). Um procedimento pouco comum, geralmente recomendado para os casos em que a doença volta a se manifestar após o transplante, ou para casos, como o meu, em que o percentual de células do doador diminui sistematicamente nos meses que se seguem ao transplante.

Enfim, boas notícias. Últimos exames revelaram que a medula tem dado bons sinais de recuperação, o que pode tornar esse processo menos agressivo, já que a dose aplicada, graças a esses resultados, foi reduzida.

Funciona assim. A minha querida doadora veio até São Paulo para coletar uma quantidade determinada de seus linfócitos, que foram congelados (ou criopreservados, como preferem os médicos) até que eu pudesse receber mais esse gesto de amor.

Chegado o momento, e por precaução, apenas uma pequena dose desses linfócitos foi infundida na minha corrente sanguínea através do meu amigo catéter. Agora, as médicas observarão como o meu corpo reagirá a essa primeira dose.

Não são esperadas maiores reações nesse primeiro momento, e se a rejeição (ou GVHD, para os que acompanham o Blog) não vier muito agressiva, uma nova (e mais alta) dose será aplicada em 3 ou 4 semanas. Temos que chegar ao tão sonhado 100% de quimera da doadora.

Falando em quimera, você sabe dizer o que isso significa?

Quimera vem de Chimera, uma figura mística caracterizada por uma aparência híbrida de dois ou mais animais e com a capacidade de lançar fogo pelas narinas, uma verdadeira fera mitológica. Vejam só que legal a representação de uma Quimera de 350 anos a.C.

Chimera_Apulia_Louvre_K362

Assim, a hematologia acolheu esse termo da mitologia grega para representar o transplante de medula óssea, já que há a mistura das células de dois seres humanos distintos, tal qual acontecia com a lenda das Quimeras com os animais. Espero que as semelhanças parem por aí, pois não estou muito a fim de lançar fogo pelas narinas, tampouco por outros orifícios…

Bom, é isso ai. Procedimento feito, e até a próxima dose, é ficar de olho nas possíveis (e por enquanto não esperadas) reações adversas.

Estou muito bem de saúde (apesar de uma amigdalite daquelas!), continuo extremamente confiante e com a fé diariamente renovada com as graças que tenho recebido de Deus, de Nossa Senhora e da força espiritual cada vez mais presente em minha vida.

foto ana e  gabriel

Anúncios

16 comentários sobre “Novo procedimento realizado e a Lenda da Quimera

  1. É muita inteligência rs. Que as 4 semanas passe logo e vc receba a 2ª dose, e que vá assististir os jogos da Copa e mediar o Bolão do Salsa em Uberlãndia, uai, rs, saúdeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  2. Sua história cada dia mais interessante. Bendita fé! Você apesar das circunstâncias ainda consegue levar a vida com esta leveza, parabéns pelo exemplo. Continuo rezando muito, tudo vai dar certo. Embora com atraso, Feliz Páscoa para Você e sua mãe.

  3. Gabriel te acompanho já algum tempo pelo face,tenho certeza q isso tudo vai passar,e q os próximos dias serão de vitórias,espero q sua amigdalite melhore longo,vai uma receitinha para vc melhorar sua amigdalite primeiro consulte seu médico tá?gengibre com limão,vc pega o gengibre corta eles em pedaço bem pequenos depois coloca eles de molho no limão por 30 minutos,depois vc tira o limao e coloca os pedaço do gengibre no forno para secar depois e só vc mastigar um por dia,te confesso q o gosto não e mto bom mais pode ter certeza q isso vai ajudar bastante,abraços e melhoras!!!

  4. Que bom Gabriel que vc está bem de saúde!E se Deus quiser vai dar tudo certo sim!Eu continuo aqui rezando muito por vc. Todos os dias em minhas orações converso com Deus e peço pra que vc se cure pra sempre!E tenho muita fé que o post da vitória completa vai ser postado em breve neste Blog!E fique firme!Se inspire em Deus e neste lindo sorriso de sua esposa!Fiquem com Deus!Grande abraço!

  5. Que nosso DEUS,continue ta abençoando a cada dia meu querido.Pois ele n dá nada pela metade então vc vai ficar bom. Minha filha me diz eu n estou boa.Ai eu digo,pq DEUS ainda n mandou a sua benção. Vamos ter fé e esperar. DEUS , FÉEEEEEEEE

  6. Gabriel, sempre pensamos e pedimos por você. Vai dar certo!!!!!
    O Fábio depois de seis tentativas com diferente tratamentos para voltar a remissão, finalmente conseguiu e nesta sexta-feira passada fez o transplante. Agora aguardamos que tudo corra bem com a pega da medula. Vai dar certo!!!!
    Um forte abraço. Estamos todos juntos e vamos vencer!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s