Índice cai de 71 para 47%, e sucesso do transplante é colocado em xeque

37 Comentários

Não era a notícia esperada. A efetividade do transplante, que na primeira medição acusou 87% de células da doadora no meu organismo, foi caindo sistematicamente, de 87 para 76, de 76 para 71 e, agora, de 71 para os críticos 47% identificados no último exame.

Não é um jogo de erros ou acertos. O fato é que, por alguma razão, o meu sistema imunológico antigo, que deveria ter “morrido” para dar lugar à nova medula, resolveu dar o ar de sua (falta de) graça. Isso mesmo, o sistema antigo já representa a maior parte (53%) do meu quimerismo, o que coloca em discussão o próprio sucesso do transplante.

Pensaríamos: Por que não dar uma nova chance ao sistema imunológico antigo? Simples. Além desse sistema ter se mostrado falho, a ponto de desenvolver uma leucemia aguda, o mesmo foi bombardeado com altíssimas doses de quimioterapia e radioterapia, tanto que até hoje os meus índices no hemograma (sangue, plaquetas e leucócitos) estão baixíssimos, demandando, inclusive, algumas transfusões. Agora estão explicadas as razões!

Já enfrentei algumas situações difíceis durante o tratamento (o diagnóstico inicial, o retorno da doença, a decisão judicial negando a cobertura do transplante, a falha na localização da doadora e a falha na enxertia da medula que chegou a ser diagnosticada após o transplante). Com muita fé e muito trabalho (físico e espiritual), superamos (mais que isso, vencemos!!) um a um todos esses desafios, e agora não vai ser diferente.

Duas alternativas médicas são possíveis nesse momento. A primeira seria ser submetido a um novo transplante de medula, no caso com minha mãe (transplante haploidêntico), já que não tenho outros doadores 100% compatíveis identificados. A segunda seria encarar uma espécie de “recuperação”, na qual a minha doadora seria convidada para uma nova coleta de células com o intuito de repovoar a minha medula.

AS MÉDICAS DECIDIRAM PELA SEGUNDA OPÇÃO, hipótese que tem chances maiores de sucesso enquanto o quimerismo da doadora for superior a 40%. Estamos em 47%. Ufa, por pouco!

Para a doadora, esse procedimento é bem mais simples, já que não há o desconforto da punção lombar ou a necessidade de ingestão de medicamentos para mobilizar a medula, como ocorre quando a doação é para o transplante. Se ela estiver mais uma vez disponível para me salvar (JÁ SOUBE QUE ELA SE PRONTIFICOU A DOAR!!!), será uma simples coleta, como uma doação de plaquetas, em que células específicas, em sua maioruia linfócitos, serão separadas do sangue da doadora e disponibilizadas ao receptor, também conhecido como “eu” hahaha.

O nome da nova batalha a ser enfrentada é DLI (Donor Limphocyte Infusion), ou para os que mataram a aula de inglês, “Infusão de Linfócitos do Doador”.

Contudo, o que é muito simples para o doador, nem sempre se comporta da mesma forma para o receptor. Isso porque os linfócitos, usando um termo utilizado pela minha médica, “são células evoluídas programadas para matar as suas células restantes”. Na hora lembrei-me da minha infância, com o filme “Rambo – Programado para Matar”. hehehe

rambo-programado-para-matar

Pois bem. Ao contrário do Stallone, essa guerra “está longe” de acabar. Essa matança geral que será promovida pelos “linfócitos rambos” que serão infundidos em minha corrente sanguínea, estarão preparados para ganhar o Oscar de melhor atuação. São heróis com uma missão muito bem definida, mas que podem eventualmente se tornar anti-heróis, pois a matança, se não for controlada com medicamentos e avaliações médicas, pode ocasionar rejeições (doença do enxerto contra hospedeiro – GVHD) severas que podem… Ah, deixa pra lá, não vai acontecer!! É um risco bem calculado.

O fato é que a DLI, sob o ponto de vista médico, é um procedimento que apresenta menos riscos do que um novo transplante. E se podemos ter acesso a essa tecnologia, vamos enfrentar mais essa batalha com o peito cheio de garra e confiança. Também terei que fazer quimioterapia para evitar que resquícios da doença venham a infiltrar no sistema nervoso central.

A primeira DLI deve ser realizada em mais ou menos uma semana. E outras DLI’s mensais poderão ser feitas até que se chegue ao tão esperado 100. Para isso, as células doadas por minha salvadora serão criopreservadas (congeladas), evitando que ela tenha que se deslocar de sua casa para novas coletas.

Não dando certo (PARA de escrever isso, vai dar!!), ainda sou abençoado com a possibilidade de um novo transplante, que seria feito com minha mãe na condição de doadora.

Não escondendo o inevitável momento de frustração, principalmente pela ansiedade de voltar logo ao trabalho e retomar o curso normal da vida ao lado do meu amor e da minha família, posso dizer que estou tranquilo como nunca, e continuo com muita fé de que será apenas mais um capítulo de um filme que já tem o final conhecido: a Vitória. Nosso tempo nem sempre é o tempo de Deus.

Confiança? É o que não falta! A minha está intimamente ligada ao exercício de observação e reflexões que tenho feito. Afinal, estou tratando de um problema para o qual ainda existem caminhos a ser percorridos.

O que me emociona é que muitas pessoas que não tem a mesma “SORTE” (sim, muita sorte!!!) mantêm o curso da vida com o mesmo otimismo e confiança, desfrutando de todos os sabores que a vida pode proporcionar. Afinal, não há obstáculos conhecidos para os caminhos de Deus, que sempre abriu largas e bem sinalizadas avenidas que permitem o nosso encontro até Ele. (o DNIT celestial funciona!)

Já escolhi para a minha vida que, com ou sem caminhos, vou seguir com a mesma fé, com a mesma confiança e com o mesmo humor, ajudando aos que posso, informando aos que me procuram e buscando deixar (já que a Copa não vai) um pequeno legado dessa minha passagem por esse plano. Passagem que espero ocorra aos 90 anos, deitado na rede (de dormir, não na virtual), com esposa, filhos, netos e toda a família a minha volta. Até você mãe, que até lá terá 124 anos de pura saúde e malemolência! Hahaha. Pretensão? Talvez! Sonhar? Por que não?

Fiquem com Deus e até o próximo capítulo!

Foto post quimera

Anúncios

37 comentários sobre “Índice cai de 71 para 47%, e sucesso do transplante é colocado em xeque

  1. Parafraseando a mãe da pequena princesa que você está ajudando a salvar:
    Existem pessoas que passam por momentos de provação e sofrimento e isto não as tornam mais duras ou insensíveis, pelo contrário, as tornam ainda mais capazes de amar e fazer bem ao próximo.

  2. Gabriel é só mais uma etapa! É mesmo só isso! Você é um forte guerreiro! Parte da nossa cura está no nosso desejo, e esse você tem de sobra. Deus está mãos dadas conosco e já somos privilegiados… pois estamos tendo sempre outra chance, contando ainda com uma “carta extra na manga da camisa”…rsrs… Força e vá em frente! O 100% vai chegar!

  3. Você É FANTÁSTICO,obrigada pelas palavras me ajudaram muito hoje,também enfrento Mieloma e fiz transplante e agora novamente terei que fazer,por isso sei muito bem como é essa luta,mas vamos lá…Adiante sempre!!Desejo do fundo do meu coração que vc se recupere!abraço

    • Não, sabemos (e como sabemos!!) que não é nada fácil Naiara. Mas se a mente e o pensamento positivo não estiverem conosco, o que já é difícil tornar-se-ia insuportável. Parabéns pela forma de lidar com a doença. É o primeiro (e mais importante) passo!

  4. Força e perseverança! Também faço parte das orações e do desejo de melhoras! Mando minhas boas energias diretamente de MG. Que Deus te proteja sempre! A minha oracao de hoje sera pra vc!

  5. Que lindo,que exemplo de otimismo,superação,vc é muito inteligente,adoro ver seus posts,são bem humorados,esclarecedores,de uma delicadeza absurda,sou sua fã,adoro vc!!!!
    Que vc continue comtoda essa energia positiva,toda esta fé,pois tenho certeza que vc está em muuuuuuuuuuitas orações destas pessoas como eu que te admiram…A vitória é sua!!!Bjo em seu coração!!!

  6. Tenho certeza de que Deus o colocou em nossas vidas para algum chamamento,nada nesta vida é à toa e vc com sua simplicidade,humildade,faz com que por alguns minutos paremos para refletir de como levmos a nossa vida,fazendo com que nos esforcemos para ser um ser humano melhor,ajudando o próximo…Vc é motivo de orgulho para sua família e privilégio de quem o cerca!!!Deus lhe abençoe meu lindo!!!Bjs

    • Adriana, fiquei tocado com suas palavras. Não sou (mesmo!) tudo o que você fala, mas fico feliz em procurar fazer a minha parte nesse processo, ajudando na medida de minhas atuais possibilidades. Grande e carinhoso abraço!

  7. vc e um dos jovens mais iluminado q eu ja conheci nesses meus 58 anos. Vc nao sabe quem sou eu, mas eu sei quem e vc. GRANDE JOVEM QUE EMANA LUZ POR TODAS AS DIRECOES. Deus esta contigo.

  8. Bom dia Gabriel,Feliz em receber notícias de você,e feliz em saber que tem mais recursos além do transplante,com certeza vai dar certo,sua fé e seu otimismo já venceram.Como vai sua mãe?estou aqui na torcida e com pensamentos positivos.Abraços a todos,Evangeline.

    Date: Fri, 28 Mar 2014 20:24:26 +0000 To: e.s.lage@hotmail.com

  9. Gabriel, meu amigo. A vida lhe coloca a prova mais uma vez, e vc com seu otimismo, sua fé em DEUS que tudo já deu certo se mantém firme. Amigo, a batalha é dura, mas certa da Vitória, tenho fé que este novo percalço em seu caminho, é mais uma pedrinha pra vc construir seu castelo. Força, perseverança, estou sempre orando por ti. Beijos,

  10. Gabriel, Deus nos coloca a prova em todas as fases de nossa vida, seja ela boa ou difícil.Com certeza com sua fé, otimismo e o dom de perseverança que vc já nos provou que tem… e acima de tudo, com bom humor…Você vai superar mais essa batalha, com muita força e determinação…Pois se DEUS é por ti, quem será contra ti ?
    Grande abraço, vc está sempre em nossas orações !!!!

  11. Gabriel, não é a toa que seu nome é Gabriel! Anjo Gabriel!! Sabe o que significa? Sabe a história? Aqui vai um resuminho: Gabriel significa “Deus é meu protetor” ou “homem de Deus”. É o seu caso! Deus está sempre contigo.. Te protegendo e fazendo com que, a cada dia, tenha mais fé, pois Ele já mostrou que tudo pode! É o arcanjo anunciador das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Você está passando por esse momento… Está sempre com Deus nessa luta! Pois você sabe e eu também disse: “Tudo posso naquele que me fortalece”. E você, mais do que ninguém, sabe disso.
    Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Exatamente você!!! Você já transmitiu, anunciou a voz de Deus nos dando a notícia mais esperada.. Um final vitorioso!
    Na sua página, descreve-se com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. E é exatamente o que você está anunciando… A sua nova vida, a sua vida após este acontecimento (nao digo doença porque todos sabemos que isso é apenas uma fase que está passando para mostrar as pessoas novamente que Deus existe), uma vida cheia de conquistas, ao lado do seu grande amor, que é sua esposa e rodeado de filhos e netos juntamente com seus pais!
    Tudo já deu certo, Gabriel… E você nos faz, com sua história, acreditar que não existe nada melhor ou comparável a Deus! Ele é único e é e sempre será a nossa salvação… Como está sendo a sua!! Te adoro e vamos até o fim, pois sabemos que tudo vai dar certo! Um grande beijo e, segura na mão de Deus e vamo que vamo!
    Juliana Peixoto

  12. Gabriel, uma coisa eu tenho certeza, se essa batalha fosse fácil, não era para vc. Vc é guerreiro e não se satisfaz com conflitos pequenos. Afinal, só os grandes litígios têm o poder e a magia de fazerem pessoas como vc, quererem lutar sempre mais, e cada vez com mais garra e fé. Meu amigo, sua provação de vida não proporcionará um crescimento espiritual apenas a vc, mas a todos os que estão sendo atingidos de alguma forma pela sua história, pela sua força e pelo seu amor. Tenho certeza de que o mundo fica a cada dia melhor (e tb mais informado) com a atuação espetacular deste causídico da vida! Fé Gabriel! Estou com vc! JUNTOS NÓS CONSEGUIREMOS!

  13. PESSOA LINDA, VOCÊ VAI CONSEGUIR, COM CERTEZA, POIS ESTAMOS TODOS ORANDO E PEDINDO POR VOCÊ! LI UMA DIA ESTA FRASE E ENTENDI MUITA COISA QUE ACONTECE COMIGO E PROVAVELMENTE SERVE PARA VOCÊ. “DEUS DÁ GRANDES BATALHAS SÓ PARA GRANDES SOLDADOS” QUE DEUS ABENÇOE TODO ESTE NOVO PROCEDIMENTO E MARIA PASSE NA FRENTE E TE PROTEJA E AMPARE EM TUDO QUE PRECISAR! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR EM PASSAR POR ISTO E AINDA SE PREOCUPAR COM OUTRAS PESSOA QUE PRECISAM E AGORA VOCÊ PASSOU A SER UMA PESSOA ESPECIAL E AMADA MUITO POR DEUS E NÓS, TENHA CERTEZA DISTO!

    • Estamos sempre aprendendo com Você. Mesmo assim Vc. chegalá, tenho certeza. Continuo com as orações. Abraço a Vc e sua mãe.

  14. Força e Fé, Deus está no comando e tudo dará certo!!! Sempre venho aqui, leio e pouco comento, mas está sempre nas minhas orações. Continue firme e com essa fé linda de sempre!! Deus e Nossa Senhora já passaram a frente de tudo isso, e desse novo procedimento a vitoria é garantida. Giu

  15. Gabriel, não sei se estou chovendo no molhado, pois conheço o seu blog relativamente há pouco tempo e também tenho a doença há pouco tempo. No entanto, algo que eu acredito que esteja me ajudando a manter o equilíbrio físico para fazer a doença desaparecer são alguns remédios homeopáticos. Não sei se nas postagens que eu não li você comenta algo a respeito disso, mas, caso ainda não o tenha feito, eu aconselharia a procurar um bom homeopata, pois podem ajudar muito. Abraço forte e boa sorte!

  16. É maravilhoso ler as coisas que escreve. Bem disse você:” Nosso tempo nem sempre é o tempo de Deus.” Você vencerá essa batalha! Deus é contigo. Forte abraço em Cristo.

  17. Como vc diz, o tempo de Deus, não é o nosso tempo, mas será que vc não tinha que passar por tudo isso, para conhecer ajudar Luiza ? e tantas outros pacientes que vc ajuda. Uma doadora que se doa duas vezes, também não é todo dia que acontece…Você é um anjo enviado por Deus nessa causa, ele tá te usando, e um dia todo sofrimento, que vc encara com bom humor, sem reclamar, vai passar, e todos seus sonhos vão se realizar, e até mesmo, com a expectativa de vida aumentando, quem sabe Carolina Massote, comemora os 124 aninhos rsrs. Força querido, a ATMO e nós enquanto pessoas, só temos que agradecer em lhe conhecer…Aabrção

  18. Ola meu amigo Gabriel… Tenho observado o quanto você compreendeu o designeo de deus… Quando isso acontece o fardo se torna leve… Vc já ajudou muitas pessoas e já merece um refrigério! Entretanto, se um anjo ou um espirito de luz ou Jesus te pedisse para passar novamente pelos mesmos percalços para garantir a vida de um outro ser humano eu tenho certeza que você submeteria novamente! Vc compreende a verdadeira felicidade que embora não seja deste mundo você já o experimenta! Enquanto não vem a cura definitiva continue a salvar vidas sendo instrumento divino! Um grande abraço muito obrigado por você existir e ser meu amigo

  19. A vida eh única e eterna! Como pode ser única e eterna? Porque a verdadeira vida eh a espiritual… Nesta encarnação você resplandece de luz para nós que anseamos beberar desta fonte inesgotável e benevolente de caridade! Sabe porque? Nós precisamos de você… Do seu testemunho… Do seu exemplo… Da sua FORÇA, da sua BELEZA e de sua SABEDORIA!!! Um grande e fraternal abraço

  20. Gabriel!
    É a luta não é fácil e são muitas batalhas, mas sempre rumo à Vitória! Que Deus continue te abençoando e que as células Rambo venham para te ajudar a “matar” todo e qualquer problema!
    Estamos com você em oração e muita fé!
    Abração,
    Dri

  21. Gabriel, nos de notícias . Estamos em corrente pela sua vitoria. Fé acima de tudo e voce nos mostrou que tem, a outra parte esta com Deus , que e o médico dos médicos, por isso, tudo pode. Tive um câncer violento, praticamente condenada, mais nunca perdi a fé que Jesus ia me curar. O medico disse que estou curada e acredito. Faz cinco anos. Deus te abençoe ele também vai te curar , tenha a certeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s