As mulheres da minha vida

18 Comentários

A vida é mesmo engraçada. Enquanto as manchetes de jornais repercutem a falta de participação das mulheres na política, a absurda diferenciação salarial com os homens no mercado de trabalho e o crescente número de registros de agressões contra as nossas “Evas” nas Delegacias da Mulher, fui sugestionado a aproveitar que estamos na Semana da Mulher para fazer uma autoanálise da participação delas na minha vida, e a conclusão a que cheguei é de dar arrepios.

Preciso começar fazendo uma correção histórica. Todas as vezes que fiz referência ao corpo clínico que está salvando a minha vida, referi-me “aos médicos”, no masculino, sempre dizendo que que essa e aquela decisão foram tomadas “pelos médicos”.

Como posso ter sido tão leviano, se a atual equipe médica que me acompanha é composta por nada mais nada menos que 100% de mulheres? Sim, sim, são 7 belíssimas profissionais, a quem rendo as minhas homenagens pelo carinho, dedicação e competência. À Dra. Yana Novis, Mariana, Luciana, Aline, Vivian, Patrícia e Marina, o meu muito obrigado!

Isso sem falar nas minhas queridas mulheres enfermeiras, fisioterapeutas, e técnicas de enfermagem, que representam mais de 90% do total de profissionais destas áreas. E nessa parte não adianta contestar: quando o assunto é “cuidado”, as mulheres têm um dom especial que nós homens raramente conseguimos reproduzir. Em nome da minha querida enfermeira Wanda Leite, estendo o meu abraço e agradecimento a todas vocês.

É claro que também não serei leviano quando o assunto é o reconhecimento do valor e da gratidão aos grandes homens e profissionais que me trouxeram até aqui, em especial ao meu pai Osmar, que hoje brilha no céu, ao meu querido irmão Danilo, ao amigo Lourival Santos Flor, a pessoa mais evoluída que conheço quando o assunto é a vida das pessoas, ao Dr. Elmiro Chaves, Luiz Cláudio e Paulo Henrique do Hospital do Câncer de Uberlândia, que com todas as dificuldades, nada deixaram faltar (aliás, sobrou dedicação) durante o ano que fiz tratamento na capital do Triângulo Mineiro, e ao Dr. Vanderson Rocha, que entre idas em vindas da Universidade de Oxford, foi um dos grandes responsáveis por determinar que se aguardasse mais uma semana antes de dar o meu transplante como perdido. Quanta sabedoria…

Mas hoje o assunto são “Elas”. E quis o destino que a minha salvadora fosse uma grande Mulher, que deixou seus afazeres no interior de Rondônia para devolver a minha vida com “sangue do seu próprio sangue”. Não consigo passar um só dia sem agradecer e rezar pela saúde e felicidade dessa Mulher com “M” Maiúsculo, que enfrentou os medos, os estigmas e a distância com a coragem de uma verdadeira Mãe, que não poupa esforços para salvar seus “filhos”, ainda que não tenham saído de seu ventre.

Essa doação chegou a ser ameaçada pela falta de estrutura do REDOME para localização da doadora (que sempre quis fazer a doação!), mas quis Deus que outra grande mulher, de nome Liliane Peritore, da ONG “Amigos do Transplante de Medula Óssea – ATMO”, aparecesse na minha vida como instrumento para trazer tranquilidade, paz de espírito e, sobretudo, SOLUÇÕES. Você sabe minha querida, continuo sendo seu fã número 1!

O curioso é que Deus resolveu monopolizar o protagonismo das mulheres nessa história, tanto que se a minha doadora rondoniense não fosse localizada, a alternativa médica (transplante de medula óssea haploidêntico) seria com mais uma grande mulher: MINHA MÃE.

Ela que supriu a perda precoce do meu pai devido a um terrível acidente nas estradas desse Brasil, com toda a família a bordo, e ainda assim conseguiu dar aos dois filhos caráter, brio e coragem para seguir em frente. Ela que hoje é, além de mãe, companheira de internação, enfermeira, cozinheira (de mão cheia), passadeira, e até minha potencial doadora de medula óssea. Uma Supermãe. A Super Carol. Tá bom ou quer mais?

Continuando essa homenagem a “Elas”, vou precisar me desculpar mais uma vez com os leitores do TransPlantando para alterar, já na parte final do texto, o título desse post, passando de “As mulheres da minha vida” para “A MULHER da minha vida”.

Já disse nesse Blog que sou muito grato à Leucemia pelo homem em que ela transformou-me, mais humano e atento às necessidades do próximo. Mas nenhuma graça é comparada ao fato da doença ter me levado de volta à Uberlândia, trazendo de presente o retorno do amor da minha vida, que nem os 5 anos separados conseguiu afastar. Ela mudou-se para São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Eu acabei indo para o Pará, Inglaterra, Luziânia e Goiânia. E Deus, caprichoso, nos conduziu de volta à Uberlândia em 2011 ao mesmo tempo. Coincidência? É CLARO que não.

Você Ana Gabriela, meu amor, é minha grande companheira de luta, que me acalma, me alegra, me diverte, me aconselha (esse Blog é ideia dela), e me enche de esperança para realização dos nossos maiores sonhos: o (real) casamento na igreja e o nascimento dos nossos filhos.

Por derradeiro, preciso lembrar que todas essas bênçãos só foram possíveis graças a maior das Mulheres, NOSSA SENHORA, que em suas várias denominações, foi a grande responsável por traduzir a força de nossas orações na linguagem de Deus. Não tenho dúvidas de que Ela intercedeu por nós para a concretização dos milagres que experimentamos.

Poderia ficar aqui o resto da vida rendendo homenagens a essas e tantas outras grandes mulheres na minha vida. É o caso de Suelem Costa, Gláucia Galindo, Lu Braga, Beth Keiko, Fauzia Dib, Fernanda Rezende, Mariana Fonseca, Zuleide, Juliana Assis. Minha sogra Regina, minhas tias Cida, Célia e Solange Massote e Marlene, Maria das Neves e Maria Terezinha Pereira. Minhas primas, em especial Mariana e Alice Massote e Raika e Suzana Pereira e também às minhas amigas virtuais. Mas como o dia é de TODAS ELAS, de TODAS VOCÊS, quero desejar a você, MULHER tão especial, um Feliz Dia Internacional da Mulher!

NOTÍCIAS MÉDICAS – BYE BYE VÍRUS

Recebo diariamente vários pedidos de notícias atualizadas sobre o tratamento. Pois bem, vamos lá. Antes, preciso perguntar: vocês se lembram do vírus que foi, mas não se foi? Que tinha ido, mas havia voltado? Pois é, hoje, após 21 dias de tratamento intensivo, o tal do Citomegalovírus (CMV), protagonista da novela “A volta dos que não foram”, parece ter ido dessa pra melhor de uma vez por todas. Oxalá!

O danado foi duplamente responsável por atrasar a recuperação da medula, já que além do próprio vírus, o medicamento utilizado para o tratamento (Valganciclovir) também limita a capacidade de produção da medula óssea.

A boa notícia chega em um momento especial, já que na próxima segunda-feira será feito mais um exame para verificar como está a proporção entre as minhas indesejáveis células restantes e as abençoadas células da minha doadora.

O exame, chamado “quimerismo”, precisa apresentar um resultado melhor do que os 71% da doadora contra os petulantes 29% das minhas próprias células. Caso contrário, outras medidas já estão sendo consideradas pela equipe médica. O resultado sairá no fim do mês de março.

Por enquanto, continuo com as plaquetas e as hemácias em níveis consideravelmente baixos, na esperança de que sem o vírus e os efeitos dos medicamentos que foram suspensos, a medula possa produzir níveis suficientes para uma vida normal.

Continuamos com a fé em dia, confiantes de que Deus, com a intercessão de Nossa Senhora, continuará agindo da sua forma até a proclamação da Vitória final em favor da Vida. Vai aí a foto mais recente, com o amor da minha vida, MINHA MULHER.

Mulher

Anúncios

18 comentários sobre “As mulheres da minha vida

  1. Gabriel agradeço a homenagem.
    Mas o meu maior desejo é sua cura do fundo do coração.
    E as mulheres citadas, que o grande Deus as abençoe sempre na sabedoria humana e divina pra cuidar das pessoas, que necessitam tanto.
    As demais fico sem palavras, pois imagino como deve ser difícil suportar ver alguém que amamos a espera, a total espera que sempre esta ali presente, qdo queremos pra ontem.
    À sua esposa que te ama sem dúvida e a querida mamãe. Lágrimas. Mamãe que Deus a abençoou com a vida. VOCÊ.

  2. Gabriel, vc nunca esquece de ninguém mesmo! Vc é um ser iluminado e agradeço pela homenagem de amiga virtual! Estou torcendo muito e orando é claro para tudo ficar cada vez melhor pessoa linda! bjs e fique com Deus e Nossa Senhora, sempre te amparando!

  3. Prezado Gabriel, lindo texto e homenagem. Que tudo corra bem e que o resultado desse exame seja mais um motivo de comemoração.
    Que Jesus o abençoe e o ilumine sempre.
    Abraço a vc e sua esposa.

  4. Agradeço por me incuir nessa homenagem e aqui na Emater continuamos todos na torcida para que tudo continue dandocerto.. Beijos prá vc e Gabi.

  5. Gabriel querido!! Penso em vc sempre, que Deus te abençoe, muita força nessa luta!!!!! tenho certeza que vc vencerá! Um forte abraço e obrigada por tudo! Letícia (emater)

  6. Vê-lo assim ao lado de sua linda MORENA é o meu maior presente.
    Obrigada por suas palavras, sem vocês não não sou ninguém: meus filhos de coração, minha família, meus doadores de medula, meus cadastrados de medula.
    Só tenho a agradecer, eu que agradeço a vocês a oportunidade de fazer um pouquinho.
    Beijos meu filho do coração, emocionadíssima.
    Jesus rsrs…

  7. Gabriel que bom receber noticias suas…!!! todos nós que conhecemos sua história temos fé que os resultados dos exames serão os melhores de todos os tempos e é muita linda sua homenagem as pessoas que passaram a fazer parte de sua vida…Desejo muito que vc seja muito feliz e daqui pra frente a sua saúde se estabeleça te dando o direito de viver, mais viver muito…muito….muito….!!!
    Um grande abraço fraternal a vc e a todos que fazem parte dessa HISTÓRIA

  8. Que ótimas notícias, hein Gabriel? Tanto pelo fato de estar rodeado de ‘belas mulheres’ (no duplo sentido), quanto pelo principal, os progressos dia após dia! Fico muito feliz, por você e por todas as pessoas do bem que surgiram em seu caminho e citadas neste post! Parabéns a todos vocês! Grande abraço Gabriel e que Deus continue a iluminar e conceder muita força, a você e à Ana Gabriela. Fiquem com Deus!

  9. Ola Gabriel, aqui é o cadu, que te conheceu no seu apto em Goiânia na ocasião com Dr Arnaldo e com vereador Vico no itercamaras 2010. venho aqui primeiro te dar os parabens pela linda homenagem a Elas e dizer que sempre acompanho suas notícias e tenho orado pra q tudo de certo e que Deus continue te usando nao só nessa luta, mas também passando essa mensagem de dar valor ao que realmente oimporta nessa vida, familiares e amigos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s