Os 10 Primeiros Dias de um transplantado

63 Comentários

E como passaram rápido, né? Não demoraram como eu imaginava. Já está aí, CHEGAMOS AO D+10.

Buscando inspiração para escrever esse post, ligo a Tv a cabo e está começando a adocicada comédia-romântica americana “Como perder um Homem em dez dias?” hahaha. Sai pra lá coisa ruim! Lembrei das mensagens subliminares do fofão, das músicas da Xuxa e das minhas poucas (mas autênticas) superstições, e preferi acreditar que assistir mais uma vez o “Vale a pena ver de novo” (haaaaaja redundância) era o mais prudente a fazer naquele momento.

Mas só pra não perder a chance, acho que era uma boa pergunta a ser feita para o Anderson Silva: “Como perder um título mundial com duas reboladas?” ou mesmo ao enjaulado Zé Dirceu: “Como perder um caráter em 150 milhões de atos e notas?”

Em posts passados, eu já havia narrado que o transplante em si foi super tranqüilo, estava consciente e conversando com o médico o tempo todo. Nada mais confortável. Foi muito lindo ver a Vitória irrigando as minhas veias com tanta suavidade, sem nenhum desconforto. Minha Santa Doadora, você é demais!

Teve também um processo curioso. Sempre que ouvia falar em transplante, eu lembrava o famoso bordão do “Doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano.” A ideia é descobrir se mesmo recebendo um órgão tão vital, o amor do transplantado por seu time de coração superaria até mesmo o recebimento de um órgão sem classificação por suas opções futebolísticas.

Isso então ficou na minha Cuca (com “C” maiúsculo). Será que corro o risco de não receber uma medula 100% atleticana? Afinal, meu SANGUE INTEIRO seria trocado. “É mais grave que trocar só o coração” – pensei.

Eis que o Doutor, para descongelar a medula, a colocou literalmente em “Banho Maria” kkkkkkkkk (“Maria” é a forma ‘carinhosa’ pela qual a torcida do Atlético denomina os torcedores do Cruzeiro em BH). Esse fenômeno divino acabou com minhas dúvidas, e a partir daquele momento não tive medo em recitar:

“Eu não sabia, mais o que fazer, botei em Banho Maria, pra zica escorrer! Ahhhhh, Doutor cê não me engana, botaram outra medula atleticana”. hahahahahaha.

Bom, estou muito “fanfarrão”, chega. Vamos falar de coisa boa???? E não é da TEKPIX (a 7 em 1 que grava, filma, tira foto, faz pipoca…) não, mas sim do que realmente é sério e precisa ser repassado a quem poderá passar por tudo isso (conscientização é tudo!)

Já comecei a mostrar o lado difícil do transplante, que começou com a “Vida de Rei” do banheiro e adjacências. Aliás, sou um verdadeiro “DECAcampeão”, não pela freqüência ao trono nesses primeiros 10 dias, mas sim pela conhecida marca do vaso sanitário, que dada a quantidade de visitas, não tinha como passar despercebida. Ah, e achei DECAcampeão melhor que DECAgão. Não é mesmo? hahaha

Depois disso vieram as múltiplas dores musculares que iam do pescoço às panturrilhas, numa sensação de estiramento e ruptura que me fizeram entender porque tantos jogadores de futebol saem de campo aos prantos em lesões semelhantes.

Fácil, gente, não foi! As doses de morfina aumentavam mais que o IPTU em São Paulo, e a única tranquilidade era saber que o incômodo haveria de ser passageiro. De tão insuportável, em algumas vezes cheguei a rir da própria dor, como que mandando uma mensagem falsa ao cérebro para pegar mais leve nas reações que estavam acontecendo.

Além de febres pontuais, também precisei de 3 transfusões de sangue e 3 transfusões de plaquetas nesses 10 dias. E vou precisar mais. Sabe o que isso significa? Preciso de vocês amigos paulistas para reposição do estoque que estou utilizando aqui no Hospital Sírio Libanês, na Rua Adma Jafet, 91, São Paulo. Sangue ou plaquetas, ok? Conto com vocês.

Bom, o fato é que viver um dia de cada vez já demonstra alguns (bons) resultados: a diarréia que chegou a “dar a sua cara” 14 vezes no dia do transplante, hoje é apenas uma visitante que vem tomar um cafezinho umas três vezes ao dia.

As dores musculares, que corrompiam todo o meu organismo, agora estão ligadas apenas aos troncos direito e esquerdo, numa evolução rápida do status “insuportável” para “tolerável com muita morfina”.

Mas é claro que nem tudo são flores e títulos, temos muito chão pela frente. O vilão da vez responde pelo nome de “Mucosite”.

Provavelmente um reflexo tardio da radioterapia, esse nomezinho tão bobinho é o responsável por uma lesão na garganta que interfere (pra não dizer impede) a ingestão de qualquer alimento ou bebida.

Os sintomas foram se agravando e agora nem a morfina tem dado conta. Hoje, por exemplo, é impossível ingerir qualquer tipo de alimento (mesmo os líquidos e pastosos) ou a ingestão de bebidas (mesmo as geladas).

Não se assustem, são efeitos esperados e programados, que assim como os demais, em poucos dias me deixarão em paz. Até lá a prescrição alimentar são: Sorvetes, Milk-shakes, Gatorade, Gelatina e Água de coco. Posso reclamar??? Hahahaha. Acho que não.

Até lá, Vitória neles, até porque logo a “Pega da Medula” chegará, #euacredito. Todos me perguntam: quando será?? Na média acontecem entre o D+15 e D+28. Então resolvi fazer um bolão. Palpita ai galera…

Dentre os acertadores, vou sortear dois exemplares do livro “Salvando Vidas em Vida”, das autoras Solange Laurentino e Maria Betânia Leal, vinculadas à ATMO (Amigos do Transplante de Medula Óssea) e que traz lindas histórias sobre processos bem sucedidos de transplante, além de riquíssimos ensinamentos sobre o processo de doação de medula óssea. Quem quiser adquirir para que esse lindo trabalho continue salvando vidas, entrem em contato. O valor é de apenas R$ 25,00 + R$7,00 dos correios.

salvar vidas

Para ultimar esse post, agradeço mais uma vez ao Meu Grande e Bom Deus e à minha sempre fiel Nossa Senhora pela força que estão me franqueando nesses dias difíceis, à minha mãe pela companhia e paciência, à esposa pela compreensão e amor, sempre à minha doadora, à equipe de enfermagem e médica, e hoje especialmente ao meu irmão e à minha cunhada, que me deram a notícia mais feliz que eu podia esperar num momento tão difícil: VOU SER TITIO!! Pensa um homem chorando…

neneim

O D+10 chegou. Obrigado pessoal pela fidelidade ao blog e pelas carinhosas mensagens de sempre. Vocês são os verdadeiros 10temidos e capazes de 10mistificar essa doença para todo o sempre, amém! E lembrem de doar sangue e medula, certamente estarão salvando mais uma vez a minha e outras tantas vidas.

Anúncios

63 comentários sobre “Os 10 Primeiros Dias de um transplantado

  1. Como boa e fiel atleticana que sou, assim como vc, como essa medula nova é inteiramente ATLETICANA, ela deixará o melhor para o final. Será a perna esquerda do “São Vítor” salvando, nos pênaltis, aquela bomba vinda em sua direção. Por isso a VITÓRIA está preparando a festa, dia após dia, para o “gran finale”!!! EU ACREDITO e continuo acreditando na VITÓRIA!
    Fé, força e foco! Deus está ao seu lado!
    Bjos

  2. ALGUMAS ADVERSIDADES SURGEM PARA VOCÊ SABER QUEM ELE É , ELE NUNCA TE ABANDONOU , DEUS SEMPRE ESTEVE COM VOCÊ , SUA VITÓRIA É MAIS QUE GARANTIDA .BJS

  3. Gabriel, sou da torcida celeste e pela primeira vez faço parte dessa massa atleticana que torce pela a sua vitória. Estou feliz pelas notícias ,dos resultados esperados e superados por Voce. A vitória é certa e logo será a grande festa! Um Natal perfeito de renascimento.Continuamos intensificando cada dia às orações, o terço todas às terças-feiras… Nossa Senhora esteja com Você, titio.

    • Olá Maria de Fátima. Desculpe as brincadeiras viu, mas o fato de ter pai, mãe e irmão celestes me autorizam a ir um pouquinho adiante. hehehe. Muito obrigado pelas palavras fortes e que exprimem a convicção e sinceridade que vem de você. Fica com Deus.

  4. Muito feliz ao ler esse relato. Torcendo dia a dia por você. Um abraço iluminado … tá, eu sei que é difícil visualizar um abraço iluminado, parece até fantasmagórico….então pensa num abraço repleto de sentimentos positivos, daqueles que valem mais que mil palavras. Que Deus abençoe você e a toda sua família! 🙂

  5. Meu caro Gabriel. Muito feliz com os desdobramentos do transplante, com o fato de que vc vai ser titio, com a facilidade e talento que tem tido para as crônicas (isto vai dar um livro, he he), muito satisfeito com tudo, só não poderia estar satisfeito com esta sua insistência em colocar Atlético no meio da crônica. Penso que você vai se tornar um cruzeirense qualquer dia destes (um amigo meu disse que “atleticanite” tem cura) e ai como é que fica?. Outro detalhe seus filhos serão cruzeirenses, pois do que jeito que as coisas estão indo, o Cruzeiro vai iniciar uma sequencia de 10, 15 títulos e os seus pequerruchos não quererão torcer para Atlético.

    Brincadeiras a parte, reitero minha mais absoluta convicção de que sairá desta e que disporá de uma longa vida de repleta saúde, harmonia e paz e cheia, muito cheia de “vitórias”. Deus abençoe a todos por ai em Sampa.

    • Caro Cires, se você gostou da crônica, é porque sabe que a atleticanite também é, na mais simples acepção de seu termo, CRÔNICA. E a literatura médica é uníssona em reconhecer que as doenças crônicas não tem cura. Quanto aos títulos, se sobrevivemos a um jejum de 4 décadas, imagina ganhando Libertadores, cês não vão guentáá. hahaha. Obrigado mais uma vez pela torcida amigo, e que se avizinhem as nossas vitórias que realmente importam: a saúde e a vida de nossas famílias

  6. um degrau de cada vez, e quando a vencer todos vc poderá se orgulhar de ter sobrevivido a cada um deles, meu palpite para a péga da medula vai ser dia 23, abraços.

  7. Gabriel que Deus, te dê a serenidade para aceitar as coisas que não pode mudar, coragem para mudar as coisas que talvez vc possa, e sabedoria para que saiba reconhecer a diferença: Estamos torcendo por vc, considere que a guerra foi vencida!!!!!
    Fé, força ! Deus está ao seu lado!
    Bjos!!!!
    Tia Carol um forte abraço!!!!

  8. Gabrielzão, fiquei muito feliz em descobrir o blog. Assim podemos amenizar a distância. Estamos aqui, com vc diariamente no pensamento. Força de sempre!

  9. UMA PESSOA ALEGRE E ESPIRITUOSA COMO VOCÊ AJUDA MUITO NA RECUPERAÇÃO, PODE TER CERTEZA QUE SEU TRANSPLANTE VAI SER UM SUCESSO !!!

  10. Gabriel, fico encantada com a forma que você escreve. Mesmo passando por tantos problemas consegue ser muito engraçado, brincalhão. Você é mesmo muito especial. Que Deus continue no controle de sua vida.

    • Há coisas na vida que só o humor pode ajudar Iracilda. hehehe. Parece brincadeira, mas é bem por aí mesmo! Mas, ao mesmo tempo, não quer dizer que esteja de bom humor o tempo todo. Todos temos nossos momentos ruins. Muito obrigado pelos elogios. Fica com Deus!!

  11. Gabriel, eu sou “amigo da onça”…. pelos seus comentários, meu palpite foi D21, mas espero errar de longe e que o dia da pega seja o quanto antes. O meu foi no D16…
    Vc vai acordar se sentindo bem melhor no dia da pega da medula e quando olharem os exames de sangue, os leucócitos e neutrófilos terão dado o “pulo” pra pega, aí vc vai tirar todo o atraso na comida, pois a mucosite vai embora rapidinho…
    Alegria, Força e Fé Sempre!!! Abs e fica com Deus!

  12. Gabriel voce é meu amigo do coração, sei que as coisas as vezes ficam complicadas mas é neste momento que sua fé e seu bom humor tem que falar mais alto, continue sendo assim esta pessoa especial que nos alegra com cada mensagem que voce posta, estou na torcida para que ela pegue logo, e com certeza Deus tá ouvindo todas as orações feitas para você……..#EUCREIO !!!!!!! Mil bjsssssss amigo

  13. Olá Gabriel, leio sempre o seu blog e acompanho sua história nas redes socias de amigos meus aqui de Uberlândia que te conhece. Sou encantada com a forma positiva que você vê as coisas, pois às vezes reclamamos de uma simples dorzinha de cabeça ao final de um dia cansativo. Espero que a Vitória pegue logo, que você se recupere cada dia mais e que seja muito feliz. Vou continuar seguindo seus passos aqui pelo blog e torcendo sempre por você e sua família. Abraços!

    • Valeu Anna Tereza, mas deixa eu te contar uma coisa. Eu era exatamente assim, e no meio disso tudo, é que fui perceber que não devemos nos chatear com bobagens, futilidades. Mas às vezes, assim como aconteceu comigo, aprendemos isso do jeito mais difícil. Mas sempre é tempo de mudarmos nosso modo de agir e pensar. Grande abraço…

  14. Holas Gabriel, sou de Uberlandia, irma da Marina Rufino, amiga de seu irmão.
    Minha irmã Kelly passou pelo transplante a 3 anos e agora é minha vez….
    A Kelly esta curada, feliz, linda e trabalhando muitoo, assim como vc estará em algum tempo!! Deus é grande, e pelo pouco que li, vc tbm eh!! Ja deu certo!!!
    Me divirto com seu blog, mas como ainda vou passar pelo transplante gosto de pular umas partes kkkk, deixar um pouco de surpresaa em minha vida!! kkkk
    Enviei por face uma mensagem….Um grande abraço!!!
    Karen Pitarello

    • Gostei muito de termos conversado Karen. Não tenho dúvidas de que vai dar tudo certo. Fica com Deus e sempre atenta aos sinais e exames, já que os médicos que cuidarão de você são os melhores. Grande abraço

  15. Olha Gabriel, sou morador de Uberlândia, e somente agora vi sua historia…. É uma lição de vida, exemplo de superação, valor ao próximo e a sí mesmo..
    Me senti triste por nunca ter procurado ser um doador de Medula, mas isso é algo que com certeza irei procurar ser..
    Que Deus continue olhando para você, tenho certeza que em poucos dias a medula estará pega.
    Fique com Deus….

  16. Votei D+21
    Textos “ótimamente” longos. Impossível saltar os parágrafos (como faço com outras leituras,rs)

    Parabéns
    Força
    Zeiroooo =)

    • Grande Serjones… pelo excelente escriba que és, fico orgulhoso que não esteja indo “direto pra conclusão”. Quanto ao zeiro, fico preocupado, pois o “vaixcão” não anda bem das pernas, e tenho medo que influências midiáticas possam corromper seu já contestável gosto futebolístico. rssrs. Abraços e obrigado amigo…

  17. Grande Sarsa!! vai ser D+23 mesmo, pq 24 é coisa de bambi! Amanhã estarei ai no sírio pra dar um ‘gole’ de sangue nesse reservatório… até porque o outro tipo de ‘gole’ fica marcado pras Minas Gerais, blz?! Abraçao fio!

  18. Olá meu amigo atleticano!!!! Você se lembra de mim??? Sou o Paulo Henrique, de coromandel, aquele atleticano que você doou uma camisa do galão!!! Eu não possuo facebook para te encontrar mas achei seu blog! Tenho que te confessar uma coisa incrível: Quando o Leo Silva fez o gol do galo eu estava no mineirão eufórico e lembrei de muita coisa inclusive de você!!! Meu Deus que sensação louca! Estou te acompanhando aqui de Monte Carmelo e torcendo muito por você! Aliás, te digo uma coisa: Você é um inabalável, um atleticano … Minha referência na vida! Abraços Salsa.

  19. O seu exemplo ficará para todos nós… Olha Gabriel, eu sou espírita por convicção e graças a Deus tenho as respostas que anseio! Digo que nesta passagem você compreendeu e vivenciou totalmente o verdadeiro sentido da vida: Amar ao próximo como a si mesmo e a Deus sob todas as coisas! Isto você faz com toda a energia e por isso te digo que a sua missão está apenas começando… Se você não tivesse estas características pessoais e evoluída a sua vida já estaria abreviada… Realmente todos nós temos uma missão e o seu compromisso com a humanidade é muito grande! Aquilo que é impossível para muitos se torna leve para pessoas moralmente robustas como você… Tenho certeza que o plano espiritual, Deus, Jesus, A Santinha, Dr. Eurípedes Barsanulfo e toda legião de espíritos de luz estão trabalhando incansavelmente para te ajudar a cumprir esta grande CARIDADE que você se propôs a fazer… Tenho uma grande satisfação de ter conhecido este Atleticano inabalável que se tornou HUMILDEMENTE um ícone da busca pelos direitos, correção das injustiças, luta pela vida e principalmente com a leveza, humor, paciência e fé que vai sim transportar montanhas!! Vamos nos encontrar ainda para comemorar o título mundial do Galão porque se este time tiver a metade de sua perseverança aí meu amigo coitado do Bayern!!! vai ser uma goleada do nosso galão!!! kkkk Salsa preste bem a atenção: você já está curado. Um grande abraço.

    • Pô PH, assim cê mata o papai pow!!! Que lindas palavras cara. Você acha que eu não lembro de discutirmos no banco do Direito os assaltos ao galão da massa?? Nível mensalão!! Muito obrigado mesmo pro tudo, e se eu for 1/10 daquilo que você sugere já estarei realizado como ser humano. Fica com Deus PH! Vamos juntos nessa…

  20. Acredito que 18 dias. 🙂 Pra mim, todos foram datas importantes. Descobri o câncer no natal, 30 janeiro cirurgia, 20 março quimioterapia, 4 de junho, fim da quimio (minha mãe faz aniversário dia 16), 10 de setembro confirmação da cura (9 meses – nasci de novo hehe, dia 2 aniversário do meu pai), 5 novembro meu aniversário e mais um exame super bom (eu acho, segunda tenho consulta com a médica, mas já bisbilhotei meus exames hehe).. Boa sorte 😀

  21. Que delícia Gabriel!!! Felizes demais por vc!!! Do lado de cá estamos na torcida e em oração pela sua vida!!!
    Com certeza a pega virá mais cedo do que vc espera! E eu votei no D+16! Quero que seja bem rápido para aliviar seu coração e acelerar a comemoração!
    Que Jesus continue a derramar do Seu grande amor sobre a sua vida… cada dia mais e mais!
    Parabéns pela força!
    Gde abraço!
    Karyne, Daniel Maia, Maria Eduarda e o baby(que está na barriga)!

  22. E AI TUDO BEM!
    ESTAMOS EM ORAÇAO CONSTANTE TEMOS CERTEZA QUE JA ESTA TUDO CERTO
    E LOGO VC ESTARA CONOSCO.
    FUI NO DOMINGO 01/12 A UMA FESTA DE NSSA SRA DA CONCEIÇAO REZEI A MISSA PARA VC E THIAGO FUI BANHADA EM LAGRIMAS E SEI QUE ISTA ERA UMA RESPOSTA DO CEU.
    BEIJOS , GOSTAMOS MUITO DE VC.
    [
    MARILIA E THIAGO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s