A medula chegou! Dia 11 é o dia da Vitória…

32 Comentários

Substituição no Leito 832: sai Gripe, entra Medula. É isso mesmo!

Após duas semanas em péssima companhia viral, comemoramos com muito entusiasmo a chegada da medula, que já está congeladinha esperando o momento da infusão.

A maior alegria nisso tudo foi saber que a minha Doadora/Salvadora deu até nome à medula. Um nome tão genuíno como seu ato de amor: VI-TÓ-RIA. Sim, Vitória já está aqui em São Paulo, e no dia 11 de novembro passará para dentro da minha corrente sanguínea, e como um milagre, produzirá as células sadias que lançarão a leucemia para o espaço.

Essa pessoa abençoada por Deus (e bonita por natureza) é a demonstração viva do que é ser uma brasileira. Solidária e fraterna, Ela (com “E” maiúsculo daqui pra frente) não se contentou em apenas torcer pela Vitória. Torcer para essa brasileira era muito pouco. Ela decidiu fazer mais, deixou o conforto de sua casa para tornar-se doadora de medula óssea, decidida a DAR A VITÓRIA através do seu próprio sangue.

Minha querida Doadora, você será para sempre lembrada por seu ato de amor. Há outro registro a ser feito: o agradecimento não é exclusivo à Doadora, mas extensivo a toda sua família. Nada disso seria possível se os membros da família (pais, esposo, filhos) não a apoiassem incondicionalmente nesse momento.

Com toda a humildade, gostaria de convidá-los para o seio da nossa família. Temos muito a aprender com vocês, muito a agradecer, muito a comemorar.

Minha querida Doadora, vocês já estão inseridos à minha vida, à nossa família, às nossas orações e corações. Afinal, muito em breve serei, no sentido mais literal da palavra, SANGUE DO SEU PRÓPRIO SANGUE. Muito obrigado por me dar essa nova chance.

Meus amigos, vocês que já se cadastraram como doadores de medula óssea têm a CHANCE REAL de viver a emoção de salvar uma vida. Eu imagino que deve ser muito gratificante participar como protagonista desse milagre inventado pela medicina e supervisionado por Deus.

Você que ainda não é, não perca essa chance. Dê uma chance para o amor, dê uma chance para a vida. Deixe o medo para as baratas, o pânico para a altura, e abra o seu coração para essa aventura do bem. Seja um doador de sangue, plaquetas e medula óssea.

Bom, voltando a um dos objetivos principais desse blog (explicar como funciona um transplante de medula óssea), é chegado o momento de destruir a medula doente para possibilitar o recebimento da medula saudável.

A “parada” começa amanhã com a TBI (Total Body Irradiation). Esse bicho aí é explicado pela medicina como sendo “o procedimento pelo qual o paciente é submetido a doses fracionadas (diárias) de radioterapia no corpo todo”.

Para receber as altíssimas doses da radioterapia, agressivas a ponto de destruir toda a medula, já foram feitos vários exames (tomografias, prova de função pulmonar), para proteção de órgãos vitais, como o pulmão. Nada pra se assustar. Todos os cálculos de dosagem e do raio de abrangência da aplicação são feitos por competentes físicos em conjunto com médicos.

A aplicação da radiação é feita por uma giringonça muito moderna chamada acelerador linear.

acelerador linear
“As radiações emitidas por ele são os raios x de alta energia ou elétrons acelerados (partícula beta) e ambos são provenientes do processo de conversão de energia elétrica em energia radiante.”

Para aguentar esse tranco, 4 litros diários de soro. Haja xixi… Não sou Ana Maria Braga, mas meu melhor amigo também será um pagagaio daqui pra frente!

pppp

Depois desse processo, que dura três dias, em dois turnos diários, e com alguns (bons!) efeitos colaterais, passamos às doses de quimioterapia, que aliam medicamentos imunossupressores a quimioterápicos poderosos. Fase que dura outros dois dias. Domingo, tal qual previu o nosso Senhor, é dia de descanso, e na segunda, dia da Vitória: TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA. Aí é esperar a “pega da medula”.

Obrigado meu Deus por tanta graça. Obrigado meus anjos de carne e osso que tornaram esse momento possível. Obrigado a você que já é doador e a você que está decidido a se tornar um potencial salvador da vida de outras pessoas. Obrigado a Ela, obrigado a Você pela “Vitória”.

Bora que tem um transplante pela frente. #euacredito

post 222

Anúncios

32 comentários sobre “A medula chegou! Dia 11 é o dia da Vitória…

  1. Que boas notícias Gabriel, continuamos em corrente positiva com as nossas Orações para que logo você esteja “curado”. E que sua doadora seja sempre abençoada por Deus pelo gesto tão lindo. Já sou doadora há mais de 10 anos, realmente é um ato de DOAÇÃO E SALVAÇÃO.

  2. Que Noticia boa!!!! parabens pela VI-TO-RIA!!!! que Deus continue iluminando voces e dia 11 será marcante…tenha certeza que milhares de pessoas estarão orando por voce no momento mais importante de sua vida!!!
    #felizdemaispelanoticia!!!

  3. Nossa Gabriel, parece um sonho que chegou a hora. Um sonho que vai virar realidade e assim teremos você de volta ao nosso meio, novinho em folha e com toda a vida pela frente. Vamos rezar muito e enviar emanações positivas toda essa semana do transplante.. Fique com Deus – Abração

  4. Gabriel, agora nossas orações serão extensivas à doadora também… Um ato imensurável de amor ao próximo e isso por que ELA nem o conhece, se conhecesse doaria mais do que a medula…. QUE DEUS CONTINUE O ABENÇOANDO!!!!

  5. Gabriel, não o conheço pessoalmente mas saiba que estou acompanhando sua história e torcendo e rezando muito!!! Que Deus continue te abençoando nessa etapa final! VITÓRIA!!!

  6. Gabriel, você é um espírito de luz!!! Tudo vai dar certo!! Estou torcendo muito por você!! Que Jesus te abençoe sempre e também a sua doadora!!!

  7. Gabriel, impossível não se emocionar com esse post. Que venha a VITÓRIA!. Fé em Deus e em Maria Santíssima. Que a doadora seja abençoada sempre. Néli

  8. Boa sorte Gabriel! Estou vibrando com vc!!!!! E claro, rezando muito e enviando todas as energias positivas pra você nesses próximos dias!!
    Estamos juntos! Deus está com vc!
    Grande abraço

  9. Gabriel, estou na torcida por você. Aqui de fora ficamos a acompanhar através destes posts seu bom combate. Siga em frente! Que Deus te abençoe!
    #eucreio

  10. gabriel,aqui no piauí vc tbm tem torcida,porq vc é hoje,a representatividade de um ser q busca vida! sorte campeao!…deus está moldando td!bj

  11. Gabriel! Eu tô super emocionada aqui, como sempre fico quando leio seus textos! Estamos todos em casa em oração com você e temos certeza que tudo dará certo!
    Compartilhei sei blog aqui no escritório, pois estamos trabalhando em um Hospital do Câncer e deixei a todos o convite de se tornarem doadores! Eu já sou doadora há anos e espero um dia poder contribuir com alguém 🙂
    Fique com Deus e tudo vai dar certo!

    Beijo grande (Dri, irmã do Rafa!)

  12. Gabriel, nesse momento o sentimento q corre em meu coração é de puuro orgulho. Tenho muito orgulho em poder pensar e dizer q tenho um guerreiro, um vitorioso no seio da minha familia!!
    Que DEUS continue te abençoando sempre!!

  13. Olá, como você, eu tive que usar muito o Papagaio… o importante é que tudo isso é passageiro. Vou te contar uma coisa… como a minha cirurgia foi a retirada do testículo direito, após o procedimento, e enquanto a anestesia não passava, eu queria a todo custo olhar pra ver se tinha ficado estranho. Quando saiu o efeito da anestesia, eu pedi pra bater uma foto hahaha… e na hora de fazer xixi, saiu tanto, que o papagaio acabou sendo pouco… heheheh… Boa sorte neste dia 11. Deus te abençoe. [Obs, sou o Calebe, do Face, eu tive o câncer testicular, barriga e mais de 30 nódulos no pulmão :)]

  14. Gabriel, muito boa sorte para você!! Que sua recuperação seja bem tranqüila… Obrigada pela história inspiradora!! Que Deus abençoe muito você, sua família e Ela. =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s