A droguinha do bem

23 Comentários

Mais de 2.300 visualizações em 17 países diferentes!! Caramba, que ferramenta legal…

Isso aumenta a responsabilidade, mas também aumenta a vontade de compartilhar informações que possam ser realmente úteis.

Essa última semana foi de muito trabalho. Físico para suportar/entender os efeitos da quimioterapia no organismo, e mental, para elaborar medidas judiciais que possam garantir meu tratamento (sim, o Plano do nosso Plano é sempre ter um Plano pra negar o atendimento). Mas deixo o aprofundamento desse assunto para outro momento…

É curioso ser expert em quimioterapia (e o pior, expert nas aulas práticas!). Quando somos muito amigos de mecânicos, médicos e advogados, significa que algo não vai bem. E tudo está ligado ao verbo bater: ou o motor vai bater, ou o coração tá parando de bater, ou a mulher resolveu te bater. Se estamos amigos demais desses profissionais, é porquê tem algo/alguém LITERALMENTE batendo por aí.

Mas ser amigo da quimioterapia, ao contrário das profissões, é uma coisa muito boa (e olha que ela também bate, viu?). Saber identificar os efeitos de cada medicamento pode ser o segredo matriz para dias menos dolorosos.

Essa semana, por exemplo, começei com a droga (começar com as drogas soou meio mal né?) que cai o cabelo, passei pra que dá feridas na boca e terminei com o que dá inchaço e enjôo. E o melhor: já sabia que seria assim, o que me ajudou a condicionar corpo e mente para receber o tratamento.

Os nomes dos nossos amigos, dessa vez, e na ordem dos efeitos, são Vincristina (isso não é nome de mulher? E feia??), Metotrexato em altas doses e 10 comprimidos diários de Decadron – também conhecido como corticóide.

Mas, afinal, o que é a quimioterapia?  Saio de cena e deixo para os profissionais:

“A quimioterapia funciona ao interromper ou retardar o crescimento de células de câncer, as quais crescem e se dividem rapidamente. Entretanto, a quimioterapia também pode danificar células saudáveis que se dividem rapidamente, como aquelas no revestimento da boca e intestino ou as que fazem o cabelo crescer. Os danos às células saudáveis ocasionam efeitos colaterais”

No bom tupiniquim: as quimioterapias matam as células doentes, mas também parte daquelas saudáveis. E que fique claro, tudo é feito com muito cuidado para não morrermos com doses da cura.

Chegaremos ao dia em que as quimioterapias funcionarão como verdadeiros mísseis tele-guiados para combate apenas das células cancerígenas. Mas até lá, tratem com carinho nossas quimios, elas são uma espécie de Paulo Maluf das células, “rouba, mas faz”. É o ‘miózim’ que tá tendo!

Por isso deixo uma dica pra quem pode vir a passar por isso, que valeu muito pra mim desde o início do tratamento, em 2011: é preferível saber as reações possíveis de cada medicamento. Isso nos torna mais fortes e pode facilitar a compreensão de todo o processo.

É claro que pessoas muito impressionadas não devem ser instruídas a ler a bula de um medicamento desse (se você lesse a do AS Infantil nunca mais daria a seu filho). O que estou dizendo é que o paciente deve, a meu ver, ser instruído pelo menos dos principais efeitos esperados. Isso faz parte do tratamento e, sobretudo, da cura.

Uma última notícia: não são raras as vezes em que não sentimos ABSOLUTAMENTE NADA com a quimioterapia. Isso depende de cada organismo e do medicamento ministrado. Já fui contemplado várias (várias!) vezes com esse benefício. Cuca fresca e nada de medo, receita infalível.

Bom, apesar de não adepto, vou voltar pras minhas droguinhas, cheio de confiança e fé.

E viva as droguinhas do bem…

Gabriel Massote

Qumioterapiabatman

PS: Juro que essa não é a minha tá gente?? Mas olha que ideia bacana para as crianças!!

Anúncios

23 comentários sobre “A droguinha do bem

  1. Pingback: A droguinha do bem | TransPlantando

  2. Salsinhaaaaa! Tá de parabééééns! Você nôs ensina todos os dias lições de vida e a dar valor nela! Sempre positivo, confiante! Muito orgulho de vc querido amigo. Capizinha não podia ter escolhido marido melhor!=P

  3. Vai me dizer que a maleta do Batman não é sua???? Sei….rs.
    “Guenta” firme aí que ontem foi menos um dia de droga. A cura tá quase ali…”pertim, pertim”. Falta pouco!
    A torcida daqui está bem próxima da torcida do Galão da Massa, com fé, sempre acreditando…. afinal faltam poucos meses pra MArrocos!!!
    Ótima semana pra vc.
    Bjos meu e do Paulo (que sempre pergunta por você)!

  4. Gabriel, até que achei o nome ” vinCRISTINA” , interessante….. Se pensarmos em um possível erro ortográfico, que facilmente pode ser corrigido rrsrsrsrs….E no fundo vc já sabe o bem que ela esta fazendo !!!!
    Abraços forte e muita força ! Continuamos na torcida por você

  5. Oi Gabriel! Adorei a “droguinha do bem”. Quando eu estava tomando as minhas, falava também que eram “remedinhos do bem”, pq na verdade, apesar de eles darem uma “esculhambada” em certos pontos, ajudam muuuuuuuito outros super importantes! Quanto à capinha para a bolsa de remédio, a sua podia ser do Galo! Apesar de eu não ser atleticana, acho que o amor a alguma coisa nos ajuda nesses momentos desafiantes! bjos

  6. Oi Gabriel! Muito boa a sua ideia do blog! Estou torcendo por você, e acredito sim no poder da informação, da clareza, para que o paciente consiga vivenciar bem o tratamento. Eu tenho artrite, faço uso do metotrexato, em baixas doses,mas também uso outros medicamentos e aprendi a conviver com os efeitos colaterais e a melhora tem sido boa. Consigo trabalhar e levar a minha vida com muita alegria, apesar da doença. Um grande beijo.

  7. Sou enfermeira, trabalhei com TMO no HIAE. Nao trabalho mais na área, mas adoro tudo relacionado a área.
    Sus comparação de QT, ser o maluf das células, me fez rir!
    Esse seu bom humor é essencial pro tratamento. Dará tudo certo. Acredite.
    Abraços!

  8. Cara, eu vi uma mensagem sua em uma pagina no face, e por esse motivo eu parei aqui no teu blog. Soube que a doadora desistiu. Eu também fico tentando entender a razão. Saber que pode salvar uma vida com um ato tão simples e depois desistir assim. Olha, eu só quero lhe dizer, que tudo na vida acontece para o nosso bem. E que você pode encontrar uma doadora com uma compatibilidade maior. Não sei. Não vir aqui para ‘pregar’ nada, apenas para desejar força.
    E que nada te desanime. Em 2007 eu fui desenganada pelos médicos, me deram no máximo 3 meses de vida. E hoje eu estou aqui escrevendo para você. Sem nenhuma sequela, já que o tumor era no cérebro. Enfim, força e fé, seja ela na vida, em você… Mantenha a cabeça erguida e tudo dará certo.
    Que Deus o abençoe.

  9. Ola,Gabriel desejo tudo de bom e muita força a ti,amo ajudar,sou voluntário na AACC(associação dos amidos das crianças com câncer) aqui de minha cidade,tenho uma campanha de doação de sangue e cadastramento de doadores de medula ossea,sou doador de sangue faz 7 anos e faz 5 sou cadastrado como doador de medula ossea infelizmente até agora não sou compativel com ninguém,não vejo a hora de ser compativel,ai sim me sentirei completo,pois amo ajudar e amo ajudar a salvar vidas…
    Me adicione no facebook João Franco e da uma olhada nos meus videos da Campanha de Doação de Sangue e Cadastramento pra Doação de Medula Ossea…
    Tudo de bom sempre amigo

    João Franco
    Campo Grande MS

    Ah olha que linda esta historia no meu blog da campanha http://doesanguems.blogspot.com.br/2013/08/linda-historia-emocionante-o-menino-que.html
    Aqui esta meu facebook https://www.facebook.com/joao.francocg

    • Caramba João, que história. É o que nos dá força para continuar, viu? Vamos juntos nessa batalha, e quanto a capa para as crianças, foi uma ideia sensacional, digna de profissionais dedicados que veem numa atitude tão simples o despertar do sonho de uma criança… Carinhoso abraço.

  10. É esta i´deia de esconder os remédios da quimio seria perfeito e as crianças iriam usar a imaginação que estão ganhando poderes dos super-heróis…
    Tudo de bom sempre Gabriel,um mega abraço

  11. Olá! Gabriel, sou de Catalão, Goiás, meu filho te conhece, me ligou pedindo orações pra você e, através da sua histótia de vida, há pessoas que vão ser doadores. Estamos orando por você e pela sua doadora. Você é muito especial pra Deus. Deus tem um propósito na sua vida. Você ainda vai fazer muito pelas pessoas. Deus usa de caminhos intendíveis para chegar aos nossos corações. Neste momento estou em estado de graça, por ter lido que a sua doadora apareceu e vai doar a medula. Continue firme, o todo poderoso está com você.
    Sucessos…

  12. GABRIEL MUITA FORÇA Q DEUS TE PROTEJA E PREPARE UM DOADOR COMPATIVEL COM VOCE Q UM DIA VOCE OLHE PRA TRAS E VEJA TUDO ISSO COMO UM GRANDE APRENDIZADO,DEUS JA ENTROU COM A PROVIDENCIA BEIJO E TUDO DE BOM E ATE MAIS VOCE JA E UM VENCEDOR SO PELA SUA SABEDORIA DESISTIR JA MAIS.

  13. Olá, sou doadora de Medula Óssea. Você acredita que também passou pela minha cabeça que no dia que SE DEUS QUISER minha medula for compatível não pense em desistir. Por isso, venho amadurecendo e lendo sempre COMO É O PROCEDIMENTO DA DOAÇÃO. Não nego, tenho medo até de uma picada de formiga. kkkkkk mas a minha vontade de ajudar também é grande. Boa sorte, vc vai sair dessa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s