Começando a falar sobre o que (ainda) não sabemos falar…

42 Comentários

Ah, os velhos dogmas e preconceitos… Até pouco tempo, pensava que essa ferramenta (blog) era afeta aos pouco “chegados” na enxada e com tempo de sobra, ou aos que atingiram um patamar de notabilidade a exigir a contratação de um profissional da área para alimentá-lo em seu lugar. Confesso que considerava os ditos bloggers até mesmo com um certo tom pejorativo.

Ledo engano, rusgas desse preconceito bobo dos “não nets” – ainda sou daqueles que acha que hardware é a parte do computador que a gente chuta e software a parte que a gente xinga.

O preconceito não resistiu à primeira investida na rede, quando tive a oportunidade de constatar que os blogs nos dão riquíssimas lições de experiência na mais variadas áreas de conhecimento. Em alguns casos, nos levando da mais absoluta ignorância sobre um assunto, para , ao menos, não babarmos quando instados a falar a respeito.

Bem, alinhando-me obviamente à primeira hipótese (dos que estão com MUITO tempo de sobra, rsrs), decidi criar um espaço para começar a falar sobre um assunto que tem dominado boa parte dos meus pensamentos: a relação entre a leucemia, seu tratamento, o passo pelo transplante de medula óssea, e como o pensamento positivo, a fé,  o bom humor, a confiança e a disciplina  podem ajudar nesse processo.

Mas o blog precisa de um nome. Acreditem, missão nada fácil. Vários vieram na mente. Pelo meu amor, Ana Gabriela, veio a sugestão de um curioso e excepcional: “Leucemia Mente”. Extraí duas leituras: “Leu-se a minha mente”, rsrsrs, o que seria exatamente o que estou buscando, mas preferi não usar porque como estou passando pelo retorno da doença, poderia passar a falsa mensagem de “A leucemia, mente!”.

Outros também foram descartados, até que cheguei a um título que pudesse expressar o objetivo principal desse blog, que é falar de transplante, mas não só falar de transplante. Falar de fé, mas não só falar de fé. Mas algo que abstraísse tudo em uma única palavra, simples como o Chico Papal, o que me levou ao termo “TransPlantando”, com “P” maiúsculo, por entender que o sucesso desse procedimento passa pelo plantio diário de múltiplos fatores, que um bom agrônomo, como meu amigo-irmão Danilo, definiria mais ou menos assim:

“Para o sucesso da lavoura (tratamento), é preciso escolher sementes geneticamente melhoradas (medula compatível), acabar com as ervas daninhas (quimioterapia e radioterapia), ser acompanhada por bons agrônomos (médicos), seguir à risca as recomendações (disciplina) e torcer pelo imponderável, como adequação de chuvas, frio e vento (fé, bom humor e confiança).”

A grande vantagem que vejo em tudo isso é que, ao contrário dos agrônomos em relação às lavouras, temos nas nossas vidas boa margem de controle sobre a fé, a confiança e bom humor, o que nos deixa apenas sob o arbítrio do que é realmente imponderável: a VONTADE DE DEUS. Como diria meu recente colega de hospital, o renomado filósofo renascentista Thiaguinho do Poder, “Deus está no comando”.

Um dos feras na área do transplante já teve a chance de falar em uma revista especializada que:

“O transplante de medula óssea (TMO) é um procedimento médico complexo, utilizado no tratamento de diversas enfermidades graves quando as terapêuticas convencionais não oferecem um bom prognóstico. Pesquisas recentes sugerem que a personalidade do sujeito submetido ao referido procedimento é um dos fatores psicossociais mais determinantes para sua sobrevivência.” (RELAÇÕES ENTRE A PERSONALIDADE DOS PACIENTES E A SOBREVIVÊNCIA APÓS O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: REVISÃO DA LITERATURA – Rodrigo Sanches Peres)

É firme nesse ideal que pretendo escrever um pouco sobre toda essa loucura, passando informação aos amigos que desconhecem (mais do que eu) os próximos passos, mas sem que isso se transforme em um muro de lamentações e de propagação do medo e dos estigmas. Aliás, de estigmas a leucemia e os outros cânceres estão muito bem, obrigado!

Quem sabe esse blog também não possa ajudar no futuro outras  pessoas que tenham que enfrentar situações semelhantes. Quem sabe…

E para não fugir ao bordão do ano, #euacredito. Que venham os próximos capítulos.

Gabriel Massote

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

42 comentários sobre “Começando a falar sobre o que (ainda) não sabemos falar…

  1. Aooooooooo Salsaa! Não podia deixar de comentar essa nova idéia que com certeza vai trazer informação e força principalmente para aqueles que passam por situações semelhantes! Parabéns pela iniciativa! Tamo junto companheiro! Ju Assis

  2. Acabo de ler e gostei muito. Vou acompanhar seu blog e assim estaremos em contato mais próximo sabendo dos novos passos e condutas pelos quais você passará, o que traz um efeito positivo prá quem lhe quer bem. Em frente. Grande abraço – Lêda Maria

  3. Oi Gabriel!!! Adorei a ideia do blog!!! Além de esclarecer dúvidas sobre o assunto, é uma forma (para aqueles que estão distantes fisicamente, mas não distantes no coração…) de termos mais notícias de você!!! Saiba que estamos todos na torcida e que tudo vai dar certo!!! Sinta-se abraçado por toda a nossa família!!!! Beijos para você e para a Ana Gabriela!!!

  4. Gabriel,
    Brilhante a sua iniciativa.
    Muito bacana o primeiro post.
    Sem dúvida vai servir para motivar outras pessoas que possam enfrentar idêntica situação. Olhando pelo seu lado, e apenas por ele, eu também acredito!
    “Deus não dá uma cruz maior do que podemos carregar.”
    Fé NEle e muita força!
    Abraços.

  5. Salsicha que ótima idéia!!
    Apesar de há muito tempo não nos encontrarmos saiba que fico muito feliz a cada notícia de superação sua, e mesmo distante estou com pensamento positivo pra vc!!! Vc já é um vencedor!
    Um grande abraço!!

  6. Grande Gabriel…
    Como sempre, demonstrando determinação, inteligência e motivação em tudo o que faz. Excelente ideia e uma grande contribuição. Estamos por aqui acompanhando tudo. Conte conosco! Um grande abraço.
    Arnaldo.

  7. Que o final feliz dessa história ajude a outros que por ela passarão.
    Gostei da analogia sobre como plantar e ter sucesso…. continue transPLANTANDO coisas boas.

  8. Querido Gabriel, grande idéia o blog. Assim podemos estar mais perto de você e sempre desejando sucesso e que Deus abençoe esse momento. Um beijo no coração e que todos os anjos estejam ao seu lado !

  9. Adoramos a ideia. Foi brilhante por juntar conhecimento , fé e passar informações a todos que gostam de você! Vai ser um sucesso, até porque com esse bordão de abertura….aff…não tem como ser melhor!!! É isso aí atleticano. Força e fé porque nós também acreditamos. Déborah Chamon e Paulo

  10. Gabriel
    Bata fé, nós botamos muita fé, e temos certeza que voce será abebçoado e estará muito em breve comemorando conosco sua Vitoria, ou melhor a nossa Vitoria.
    Estamos em nossa casa rezando muito por voce, e todos os nossos amigos rotarianos ou não, estamos “falando” com Jesus e ele irá lhe proporcionar um grande retorno a nossa cidade.
    Abraço a voce, Carol e Ana Carolina.
    Celso/Fauzia/Fred e Erika/Rapha e Carine e Bruninho

  11. Gabriel, querido! Vejo que você já começou bem, e diferente! É isso aí! A mudança na forma de encarar mais uma vez este desafio será fundamental para o sucesso definitivo. O TransPlante já começou, mas de dentro para fora! Estou constantemente rezando e torcendo com toda fé para que você se torne mais um exemplo para todos nós! Adorei a foto da Ana Gabriela. Espero poder conhecê-la em breve. Um abraço grande!

  12. Gabriel, que coisa boa, idéia maravilhosa! Deus está aí com vc, cuidando e protegendo sempre. Força e Fé, sempre!

  13. Ei querido Gabriel! Adorei o blog, bom que ficamos mais perto, sempre tendo notícias suas! Força, Fé, e volte logo!!! Grande abraço!

  14. Parabéns, Gabriel, pela iniciativa. Além do título super original, o blog terá a missão de mostrar a cada dia a superação de alguém que vive com determinação, fé e bom humor. Deus está do nosso lado!!!! Abraços.

  15. Salsa!!! Deus e fiel, estara sempre ao seu lado, e voce sabe que ele tem muito pot ti! A vida sempre te prepara grandes surpresas, pois pessoas especiais como voce merecem ser sempre surpreendidas pelo amor de Cristo!
    Cristo vive em voce! creia. o resto, voce j’a superou.
    estou contigo! saudades grandes.
    beijos
    Lara Sales

  16. Congratulations for having such a wonderful idea! You are amazing! I will be very happy by getting your up dating. I love you!!!

  17. Salve Salsa! Parabéns pela iniciativa. Aposto que a escrita te ajudará, e o escrito ajudará outras pessoas que também passam pela mesma situação.

    Para o sucesso do blog vc já encontrou parte da receita do sucesso: um tema bem delimitado (mas não fechado, preso), humano e delicado, que envolve os diversos elementos que mencionou neste primeiro texto. Para o sucesso do transplante, você já se encontrou, e encontrou pessoas e forças positivas ao redor.

    #euacredito TB!

    P.S.: Na escolha do nome do blog, pude observar um pouco do passado. Lembro da gente voltando do inglês e procurando outros sentidos dentro das palavras vistas/ lidas. Procurando os “trocadalhos do carilho” em todo anúncio publicitário ou nome de rua que nos desse a chance. (como no péssimo “Açaí” para “Assa aí”, HEHE,)

    E bom… é isso. Aproveite amigo. Na hora de digitar, o espaço em branco aqui às vezes é broxante. Mas tua mente criativa vai saber sair desta, dessa, e outras mais.

    Abraço,

  18. Gabriel, fiquei sabendo hoje o que esta ocorrendo.
    Tenha fé que esta é mais uma etapa que certamente será vencida por você e toda a sua família. Desejo-lhe força, perseverança e saúde, meu Caro!
    O que precisar pode contar comigo, pois estarei em boas vibrações por você e sua família.
    Forte abraço!

  19. Grande Salsa!! A informação abre horizontes e o bom humor derruba os medos!! Sua iniciativa tem grande valor e certamente ajudará muitas pessoas que buscam informações corretas sobre transplantes, não apenas de medula, mas os vários outros necessários para o restabelecimento da saúde. Estamos aqui em oração para que todos os procedimentos ocorram bem e que sua recuperação seja breve! Grande abraço meu amigo! Fique com Deus!

  20. Salsa,
    Vai ser muito bom poder te acompanhar desta forma.
    Parebens pelo Blog.
    Muito lindo isso.
    Tenho certeza que vc vai iluminar muita gente com as suas palavras e bom humor.
    Vc é incrivel

    Bjs
    Tati (Brighton)

  21. Grande Gabriel,
    Estamos juntos torcendo pra sua breve volta. E que seja antes do afilhado nascer. A Tati é tratante, mas disse que tem almoço….
    Soube de boa fonte que a doadora é inteligente, digo, cruzeirense. Vc vai ter sangue bom, de campeão legítimo….
    Abraços,
    Flávio Antonio

  22. Obrigada por aceitar-me em seu blog.
    Entendo todo o drama que vc esta vivendo, por participar como diretora da ATMO http://www.atmo.org.br muitas vezes o doador desiste pela pressão dos familiares, por medo e ao se cadastrar faltou informação.
    Já tivemos essa experiencia e fomos atras do doador que apos nossa conversa revolveu doar.
    O mais importante é a presença física e não um telefonema do Rio onde o sotaque é diferente, não conhece a realidade local.
    O doador não queria doar por não querer andar de avião, ao falarmos que ele doaria em Recife aceitou. Ele ficou feliz por salvar uma vida, ver o mar que não sabia que a água era salgada e por conhecer uma churrascaria. Impressionado por ver tantos carros na rua.
    Desejamos que essa situação se reverta, vou buscar a Central de Transplante de RO. Deixo meu e-mail liliane.atmo@gmail.com 81 86979508.
    A Central tem a informação com certeza vou ver o que podemos fazer.
    Mas o nome do possível doador ficará em segredo.
    Que Deus nos abençoe.
    Abs

  23. Gabriel,apesar de ser enfermeiro issu tudo é novo pra mim,atraz de vc stou conhecendo e sabendo como realmente é a doação de medula óssea,hj por coincidência ou propósito de Deus stava no face da minha amiga e ela comentou de vc e a outra me perguntou como era issu e oq a pessoa senti quando necessita de um transplante,eu nun sabia oq falar pra te ser sincero,tentei mais axo q naum fui tão convincente assim,qro ser teu amigo e aprender muito com vc,sou de Uberaba MG, starei aki orando por vc e conte cmg oq precisar,abraçu

  24. Oi GABRIEL, vi sua historia em uma publicação no facebook.e a partir da sua comecei a procurar mais sobre o assunto e desde então já decidi ser uma doadora.
    Obrigada por nos proporcionar a conhecer sua luta,e com certeza assim como eu outras pessoas tbm vão se solidariezar.
    Que Deus te abençoe,tenha muita fé que tudo dará certo!
    abraço

  25. eu queria ser doadora para o gabriel ou outra pessoa mas , não consegui respostas para todas as perguntas , e nem saber noticias do gabriel, entre em contato comigo se alguem souber o telefone dele meu fone e 34 88949706 ou 9275-1422 obrigada eduarda lemos

  26. Estamos com vc! Desejo de coracão q tudo de certo, confie primeiramente em Deus! Como fazemos p ver se se é compatível? Basta procurar um banco de sangue? Pode ser em Brasília ? Deus te abençoe. Abraço. Francis Noleto

  27. Gabriel, não te conheço mas desejo que esse momento passe rápido. Estou admirada com a sua força, a sua garra e determinação, Sei que Deus está presente aí com Você. Sua atitude é um exemplo para todos nós. Estou rezando todos os dias para seu restabelecimento. Vamos nos conectando, suas informações são preciosas…

  28. Gabriel e Ana, estou feliz demais por vocês. Que Deus continue abençoando que nós aqui continuamos nessa corrente do bem. Um grande beijo !

  29. Gabriel, não te conheço mas estou na torcida por você! q Deus abençoe .. mta fé!!
    Parabéns pela ideia do blog, com certeza ajudará outras pessoas!

  30. Gabriel,
    Eu sou prima da Alice e da Clara. Torço muito por você!! Venho acompanhando seu blog e cada conquista sua me emociona pela forca e enetgia que nos passa!!
    Tenho certeza da sua vitória!!
    Que Deus lhe abençoe!! Bj grande e sucesso nos próximos passos!!!

  31. Bom dia querido Gabriel ! Tenho sentido muita falta de você, nossas conversas e sua ajuda preciosa. Fique bem, que “Nossa Senhora Aparecida te cubra com o seu manto sagrado e te proteja de todo mal e perigo”. Esse pedido era o que sempre fiz para meus filhos e é o que peço também prá vc ! Um grande beijo no coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s